Guarda Ambiental resgata jiboia de 3 metros
- Mehane Albuquerque
- 23 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal da Prefeitura de Niterói resgatou, neste domingo (20/7), uma jiboia que estava enrolada no muro de uma casa no condomínio Bosque de Itaipu, em Várzea das Moças. Os agentes foram acionados pela moradora da residência, que ligou para a central 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói.

O resgate foi de alta complexidade porque o réptil corria grande risco de ferimentos devido às concertinas instaladas no muro. O animal foi avaliado por um veterinário antes de ser reintegrado ao seu habitat natural, na área de preservação ambiental do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), nesta segunda-feira (21/7).
O serviço de resgate de animais silvestres é realizado por agentes treinados e pode ser acionado pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
Resgate especializado
A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado, a equipe captura o animal silvestre que, em seguida, tem suas condições físicas avaliadas. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.
Já os que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou o Instituto Vital Brazil, quando se trata de cobra venenosa.
A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal orienta que, ao encontrar um animal silvestre, a pessoa entre em contato imediatamente com o Cisp pelo telefone 153, para que o resgate seja feito por agentes treinados, e reforça que os animais não devem ser alimentados.
Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói










Comentários