top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Horto do Barreto ganha obra de arte em forma de mapa

Uma obra de arte para ser visitada gratuitamente, podendo unir em encontros casuais diferentes gerações, proporcionando trocas de informações e conhecimentos. É assim que Leila B, artista e autora da obra 'Oriente-se Niterói', define a instalação que será inaugurada no Parque Palmir Silva, mais conhecido como Horto do Barreto, na próxima quarta-feira (6/10). A solenidade terá início às 9h30m e contará com a presença do secretário das Culturas, Leonardo Giordano.

A artista Leila B e a obra 'Oriente-se Niterói' / Divulgação

A obra 'Oriente-se Niterói' apresenta um mapa georreferenciado do município, subdividido nos seus 52 bairros, distribuídos pelas cinco regiões administrativas. A proposta é atender à função múltipla, de obra de arte pública e objeto pedagógico, possibilitando uma aula aberta de cartografia/geografia, ampliando a função do parque público aberto.

“O que difere este mapa de tantos outros que encontramos pela cidade é sua grande dimensão, os materiais empregados - em cerâmica esmaltada e contornada com um piso de fulget rústico - e sua instalação no chão. A escolha de expor horizontalmente possibilita a todos se localizarem geograficamente na cidade, facilitando a inter-relação entre mapa e espaço, tendo o corpo como eixo”, explica Leila.


Segundo a artista, assim como a maioria dos brasileiros tem o mapa do Brasil construído mentalmente, o niteroiense poderá reconhecer Niterói pela forma do mapa, conhecer a distribuição dos bairros. O desdobramento destas informações, diz, vai intensificar sua relação de pertencimento à cidade. A iniciativa tem o aporte de recurso do Edital de Fomento às Artes da Secretaria das Culturas de Niterói.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page