Horto do Barreto ganha obra de arte em forma de mapa

Uma obra de arte para ser visitada gratuitamente, podendo unir em encontros casuais diferentes gerações, proporcionando trocas de informações e conhecimentos. É assim que Leila B, artista e autora da obra 'Oriente-se Niterói', define a instalação que será inaugurada no Parque Palmir Silva, mais conhecido como Horto do Barreto, na próxima quarta-feira (6/10). A solenidade terá início às 9h30m e contará com a presença do secretário das Culturas, Leonardo Giordano.

A artista Leila B e a obra 'Oriente-se Niterói' / Divulgação

A obra 'Oriente-se Niterói' apresenta um mapa georreferenciado do município, subdividido nos seus 52 bairros, distribuídos pelas cinco regiões administrativas. A proposta é atender à função múltipla, de obra de arte pública e objeto pedagógico, possibilitando uma aula aberta de cartografia/geografia, ampliando a função do parque público aberto.

“O que difere este mapa de tantos outros que encontramos pela cidade é sua grande dimensão, os materiais empregados - em cerâmica esmaltada e contornada com um piso de fulget rústico - e sua instalação no chão. A escolha de expor horizontalmente possibilita a todos se localizarem geograficamente na cidade, facilitando a inter-relação entre mapa e espaço, tendo o corpo como eixo”, explica Leila.


Segundo a artista, assim como a maioria dos brasileiros tem o mapa do Brasil construído mentalmente, o niteroiense poderá reconhecer Niterói pela forma do mapa, conhecer a distribuição dos bairros. O desdobramento destas informações, diz, vai intensificar sua relação de pertencimento à cidade. A iniciativa tem o aporte de recurso do Edital de Fomento às Artes da Secretaria das Culturas de Niterói.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg