top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Hospital Oceânico ganha novas salas de exames de alta complexidade


A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (4/11), mais uma entrega na área da saúde com a inauguração do novo Centro de Procedimentos Endoscópicos do Hospital Municipal Oceânico Doutor Gilson Cantarino, na Região Oceânica. Com a abertura, haverá um aumento na oferta dos procedimentos de colonoscopia, endoscopia e histeroscopia fundamentais para a detecção precoce e o tratamento de diversas doenças.


Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói
Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou as instalações e destacou o cuidado humanizado prestado por mais de 400 profissionais que atuam na unidade, referência no atendimento à população da Região Oceânica e de toda a cidade. Ele reforçou que o Hospital Oceânico foi construído em 2020 e se tornou símbolo no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Atualmente, a unidade é um dos pilares da assistência hospitalar na cidade.


“Milhares de vidas foram salvas aqui no Hospital Oceânico, especialmente durante a pandemia, atendendo os pacientes graves de Covid-19. Agora, com a transformação em hospital geral, realizamos quase 2.500 cirurgias e exames por mês”, destacou o prefeito Rodrigo Neves. “Nosso compromisso é priorizar sempre a saúde, garantindo atendimento digno e gratuito a quem mais precisa. As novas salas de exames de maior complexidade reforçam o compromisso com a qualidade no atendimento à população”, acrescentou o prefeito.


O Centro de Exames Diagnósticos é um espaço exclusivo para os procedimentos de colonoscopia, endoscopia e histeroscopia. O local possui, além da sala específica para os procedimentos, uma farmácia, posto de enfermagem e um sanitário. No ambulatório, são três consultórios e uma sala de procedimentos para pequenas cirurgias.


O prefeito reforçou que, embora a gestão de hospitais e serviços de alta complexidade seja atribuição dos governos estadual e federal, a cidade de Niterói investe com recursos próprios para garantir que nenhum cidadão fique sem atendimento.


Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói
Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, acompanhou a visita e ressaltou a importância da expansão da estrutura. Ela reforçou que a orientação para os usuários do SUS em Niterói é procurar o médico de família, que faz o encaminhamento para os serviços especializados, como os oferecidos no Hospital Oceânico.


“A implantação deste novo espaço especializado representa um passo essencial para ampliarmos o acesso da população a procedimentos fundamentais. Com ele, teremos condições de realizar cerca de 300 endoscopias e 200 colonoscopias por mês, fortalecendo a capacidade diagnóstica da nossa rede. Além disso, a ampliação do serviço de histeroscopia será fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e do câncer intrauterino, contribuindo para a prevenção e para a saúde integral das mulheres. Trata-se de um avanço expressivo, que reflete nosso compromisso com a qualidade da assistência”, afirmou a secretária.


Desde sua inauguração, o Hospital Oceânico, inicialmente exclusivo para o tratamento de pacientes com Covid-19, ampliou os serviços para a população. Atualmente o hospital oferta exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e exames radiológicos. Desde sua abertura, a unidade realizou 73.081 atendimentos ambulatoriais.


Neuza Nascimento tem 73 anos e está internada na unidade para um implante de marcapasso. Ela elogiou o acolhimento que tem recebido da equipe médica.


“Esse hospital aqui é ótimo, tenho recebido um excelente atendimento nesses dias que estou internada aqui”, afirmou Neuza Nascimento.


Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói
Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Niterói

O Centro Cirúrgico possui três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas até de forma simultânea, caso seja necessário. Um andar da unidade foi destinado a receber pacientes assim que saem do centro cirúrgico. As cirurgias realizadas no local são: cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia urológica, cirurgia proctológica, cirurgia ginecológica, cirurgia oncológica, procedimentos cirúrgicos dermatológicos, plásticas reparadoras não estéticas e cirurgia torácica. Desde sua abertura, em março de 2022, até o momento, foram realizadas um total de 13.304 cirurgias. Apenas em 2025, já foram realizadas 3507 cirurgias.


Investimentos na saúde


Somente em 2025, a Prefeitura lançou o Programa Fila Zero, que prevê parcerias com entidades privadas ou sem fins lucrativos para eliminar a espera por exames no SUS. Além disso, foi inaugurado o Laboratório Municipal Miguelote Viana, ampliado para realizar até 200 mil exames mensais, com exames de média e alta complexidade e apoio à descentralização de serviços públicos de saúde.


Também foram contratados 267 novos profissionais de saúde, fortalecendo a rede municipal com mais equipes. A gestão inaugurou o módulo do programa Médico de Família do Serrão e Juca Branco. A nova unidade beneficia cerca de 5 mil moradores das comunidades, reforçando a rede de atenção primária à saúde do município.


Em agosto deste ano, a secretaria também entregou o novo Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM), no Hospital Municipal Carlos Tortelly, voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência, que funciona 24 horas. Também foi reaberto o módulo do Morro do Céu, que atende mais de 973 famílias, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.


A Prefeitura de Niterói também inaugurou as melhorias realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Monteiro Lobato, parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O CAPSi é uma unidade voltada para o público infantojuvenil, com atendimento para jovens de até 18 anos. O centro conta com 781 indivíduos ativos, 2.000 inscritos e realiza cerca de 80 atendimentos diariamente.


Também foi entregue a nova Policlínica Regional de Piratininga, adequada para oferecer serviços de saúde com mais qualidade, conforto e acessibilidade.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page