IAB: tratamento desumano e criminoso em Manaus


(Divulgação)

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou nota nesta sexta-feira manifestando indignação "com o desumano e criminoso tratamento" aos pacientes que estão morrendo sufocados por falta de oxigênio em hospitais públicos em Manaus. A instituição jurídica mais antiga das Américas culpa a incompetência e desumanidade "de diversas autoridades públicas" e "muitas delas... movidas por mesquinhos interesses econômicos e eleitorais". A nota é assinada pela presidente do IAB, Rita Cortez, e ressalta ainda que, "por falta de coordenação federal, a tragédia atinge todo o País".

Veja a nota na íntegra:

"O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profunda indignação com o desumano e criminoso tratamento dispensado aos pacientes acometidos pela Covid-19, que estão morrendo sufocados por falta de oxigênio em hospitais públicos de Manaus. A absurda ausência de cilindros de oxigênio para pacientes intubados é decorrente da incompetência e da desumanidade de diversas autoridades públicas. Muitas delas menosprezaram a ciência, desestimularam a adoção das medidas sanitárias recomendadas pelos especialistas e, movidas por mesquinhos interesses econômicos e eleitorais, não providenciaram o planejamento necessário à contenção da pandemia que, nos últimos 10 meses, matou mais de 207 mil pessoas em todo o País.

É inadmissível que, após o pico de internações e mortes que, em abril de 2020, levou ao colapso o sistema público de saúde e a estrutura funerária de Manaus, a capital do Amazonas sofra, em janeiro de 2021, uma nova catástrofe de dimensões ainda maiores. Nesse cenário macabro, foi preciso desapropriar um terreno para a abertura de um novo cemitério.

Mas a catástrofe não se limita a Manaus. Por falta de coordenação federal, a tragédia atinge todo o País. O IAB não vai se calar diante de tamanha atrocidade. A mais antiga instituição jurídica das Américas continuará repudiando atos e omissões que atentem contra a vida humana, como as que vêm minimizando a importância de se iniciar imediatamente a já atrasada vacinação da população brasileira.

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2021.

Rita Cortez

Presidente nacional do IAB"

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle