Isabel e Henrique ficam em nono e se despedem dos Jogos
A candidata a vice-prefeita de Niterói e velejadora olímpica, Isabel Swan, e seu parceiro Henrique Haddad, tiveram uma participação digna de reconhecimento nos Jogos Olímpicos de Paris. A dupla representante do Brasil na Classe 470 mista fechou a regata de medalha, na manhã desta quinta-feira (8/8), em décimo lugar. O ouro foi para Lara Vadlau e Lukas Maehr, da Áustria. Keiju Okada e Miho Yoshioka, do Japão, ficaram com a medalha de prata; e os suecos Anton Dahlberg e Lovisa Karlsson, com o bronze.
Na quarta-feira (6/8), na oitava regata da série classificatória, Henrique e Isabel velejaram com muita garra, venceram os demais competidores e cravaram um primeiro lugar, subindo da 13ª para a 10ª colocação geral. Com isso, garantiram participação na grande final, depois que as duas últimas disputas para o 'Top 10' foram canceladas por falta de vento na raia de Marselha. A dupla brasileira competiu com técnica, estratégia, determinação e sintonia, mas não deu para alcançar os primeiros.
Foi uma campanha olímpica independente e vitoriosa, como relatou Isabel em seu Instagram. Ela agradeceu Henrique Haddad pela parceria e destacou o apoio do técnico de vela Ricardo Paranhos.
"Obrigada por me convidar para o projeto do 470 misto! Fizemos tudo que estava ao nosso alcance, com muita adaptação em uma campanha olímpica independente, na raça mesmo, contando com a parceria e vontade do @guiadovelejador! Você é e está entre os melhores velejadores do mundo! Quando estamos confiantes e focados, e fazendo isso ao longo do tempo com consistência, podemos muito! E sempre, sempre, devemos acreditar na nossa história e tudo que passamos para chegar até aqui! Isso é combustível para manter o espírito vencedor, em qualquer situação que a vida nos apresente!", escreveu ela.
Uma vez finalizada a competição na raia de Marselha, a velejadora niteroiense agora se prepara para outra batalha, só que nas urnas. Em posição confortável na chapa com Rodrigo Neves (PDT), ocupando a dianteira com folga nas pesquisas de intenções de voto, até outubro Isabel Swan deverá se dedicar à campanha eleitoral. Uma disputa talvez não tão acirrada como nos Jogos Olímpicos e com chances muito maiores de vitória.
Nacra 17
João Siemsen e Marina Arndt, da Classe Nacra 17 mista, se classificaram para disputar a final desta quinta (8/8), mas não conquistaram medalha. A dupla terminou a Medal Race em terceiro lugar, mas a pontuação no placar geral não foi suficiente para garantir o pódio. João e Marina fecharam a competição em nono lugar.
Ruggero Tita e Caterina Marianna Banti, da Itália, ficaram com a medalha de ouro. Mateo Majdalani e Eugenia Bosco, da Argentina, conquistaram medalha de prata. E Micah Wilkinson e Erica Dawson, da Austrália, ganharam o bronze.
Fórmula Kite
Na quinta posição da classificação geral, o brasileiro Bruno Lobo, da Fórmula Kite, ainda terá que encarar uma regata de semifinal nesta quinta-feira (8/8).
Dentre os atletas do time de vela do Brasil, Bruno é o único que ainda tem chances de conquistar um lugar no pódio olímpico.
Comments