Jefferson será vizinho de Cabral e Dr. Jairinho em Bangu 8


(Reprodução)

O ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, preso pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (13), será transferido para o presídio Bangu 8, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Na unidade destinada a presos com ensino superior, ele será vizinho do ex-governador Sérgio Cabral, condenado a mais de 300 anos, e do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o "Dr. Jairinho", que aguarda julgamento pelo assassinato do enteado, Henry Borel, de 4 anos de idade.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do estado, Jefferson poderá optar entre a cela individual e coletiva. Bangu 8 tem 350 presidiários e 62 ocupantes. Na tarde desta sexta, ele foi transferido da superintendência da Polícia Federal no Rio para o Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte.

O político bolsonarista foi preso por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por "crimes contra a honra, racismo, homofobia e incitação à prática de crimes, bem como o tipo penal decorrente de integrar organização criminosa".

Jefferson é acusado de integrar uma organização que atual para derrubar a democracia no país. Segundo a Folha de S. Paulo, ele esteve com o presidente Jair Bolsonaro, de quem virou amigo, dez dias antes de ser preso. Jefferson já foi também aliado e um dos homens da tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Nas eleições em 2002 ele se aliou a Lula e, em 2012, foi condenado a sete anos de prisão no processo do chamado "mensalão" iniciado em 2005.

Na ordem de prisão, Moraes escreveu que Jefferson integra o núcleo político da suposta organização, que tem "uma rede virtual de apoiadores que atuam, de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens que tenham por mote final a derrubada da estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil".

Na quinta-feira, Moraes determinou que Bolsonaro seja investigado por vazamento de um inquérito sigiloso da Polícia Federal.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg