top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

'Kit intubação' de hospitais privados deve acabar em 48h


ree
(Reprodução)

Um documento do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aponta que o Ministério da Saúde cancelou, em agosto de 2020, uma compra internacional de medicamentos para o chamado "kit intubação".

Com o agravamento da pandemia no país, as reservas dos medicamentos necessários para o procedimento estão se esgotando rapidamente. Faltam remédios para anestesia, sedação e bloqueadores musculares.

Informações das secretarias municipais de Saúde mostram que, em vários estados, os estoques públicos de medicamentos para intubação estão em níveis críticos e podem acabar nos próximos 15 dias.

Por isso, segundo relatório do CSN, após receber a informação de que os estoques do SUS se esgotariam em 15 dias, o governo de Jair Bolsonaro decidiu requisitar na semana passada os estoques da indústria farmacêutica e hospitais privados para tentar suprir a demanda.

De acordo com a associação que representa os hospitais privados - citado pela Folha SP -, o estoque em instituições particulares deve acabar em 48 horas, após essa ação do governo.

O documento do CNS diz que, em 20 de agosto do ano passado, o governo fez o cancelamento de medicamentos que compõem o chamado "kit intubação". Dos 23 itens solicitados, 13 foram cancelados sob a justificativa de "preços acima das estimativas de mercado". O CNS ressalta, entretanto, que o Ministério da Saúde não deu explicações do motivo, embora haja referência apenas à questão de preço.

O relatório do Conselho alerta para o desabastecimento, podendo levar todo o sistema de saúde ao colapso.

"O desabastecimento desses medicamentos coloca em risco toda a estrutura planejada para o atendimento de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, pois mesmo com leitos disponíveis, sem esses medicamentos não é possível realizar o procedimento, podendo levar todo o sistema de saúde ao colapso."

O CNS é um conselho que gerencia a saúde no Brasil e é responsável "por realizar conferências e fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento da saúde e acompanhar a sua execução".

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page