top of page

LabNit finaliza programa para aprimorar comunicação pública

  • 5 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Após receber apoio de programa do Governo Federal para aprimorar a comunicação pública, o Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit), vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), se formou no CoLabs 2023, em Brasília. O CoLabs é um programa de mentoria que orienta laboratórios de inovação na busca de soluções para desafios no setor público.

Divulgação

O LabNit recebeu um suporte especializado de um laboratório de inovação do Governo Federal para adquirir técnicas, ferramentas, metodologias e ações que facilitem a comunicação pública, com o uso de linguagem simples e elementos visuais e dinâmicos.


O projeto acompanhado pelo programa foi a reformulação do ObservaNit, coordenado pela Subsecretaria de Avaliação e Gestão da Informação da SEPLAG. Esse observatório reúne dados e indicadores essenciais para o planejamento e avaliação de políticas públicas na cidade. O principal objetivo foi facilitar o entendimento da população sobre esse sistema de informação para garantir maior acessibilidade e eficiência.


O programa CoLabs é resultado de uma parceria firmada entre o Gnova Lab (Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública), a Catálise Social e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


Além da cerimônia de formatura, a equipe de Niterói participou do Seminário Internacional de Laboratórios de Inovação em Governo. O evento reúne membros da comunidade de inovação do setor público e oferece um ambiente para debater, trocar conhecimentos e fortalecer a colaboração entre os participantes.


Outras ações do LabNit


O Laboratório de Inovação de Niterói criou, em 2023, o Dicionário de Linguagem Simples, uma ferramenta que apresenta, de forma acessível, expressões relacionadas a termos da administração pública. São 500 termos simplificados disponíveis sobre orçamento, planejamento, documentos públicos, direito administrativo, entre outros.


O LabNit também lançou o Podcast Minutos de Inovação, que apresenta iniciativas inovadoras da gestão pública. A primeira temporada teve cinco episódios, com a mediação e participação de servidores da própria SEPLAG.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page