top of page

Lagoas deixam de receber 1,4 milhão de litros de esgoto por mês

Menos 1,439 milhão de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser lançados mensalmente no sistema lagunar de Itaipu e Piratininga na primeira fase do segmento social do programa Ligado na Rede, iniciado no segundo semestre de 2022. Executado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e em parceria com a concessionária Águas de Niterói, a iniciativa ligou à rede coletora e de tratamento de esgoto 160 imóveis localizados na bacia do Rio Jacaré, na Região Oceânica, ocupados por famílias beneficiárias do Cadastro Único.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Niterói ficou em primeiro lugar no Estado do Rio no ranking do Instituto Trata Brasil de fornecimento de água e coleta de esgoto. No País, a cidade saltou da posição 23 para o quarto lugar entre os municípios que mais investem em saneamento. O levantamento avaliou as 100 maiores cidades brasileiras. O município conta com 100% de tratamento e abastecimento de água, cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto.


A Prefeitura também está investindo na renaturalização do Rio Jacaré. O objetivo é que o local seja um bairro ambientalmente sustentável. Nesse caso específico, a conexão à rede de famílias de baixa renda é o braço social do programa Ligado na Rede, desenvolvido desde 2021 pela Secretaria de Meio Ambiente nas bacias que têm influência no sistema lagunar de Niterói. A meta é fazer a ligação de mais de 600 residências neste segmento.


O secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson, explica que as famílias contempladas não pagam pela obra de integração ao sistema. Os donos dessas residências também são incluídos na tarifa social de água e esgoto. A meta da Secretaria de Meio Ambiente é que, após a implantação da regularização de todas as ligações, 10 milhões de litros de esgoto deixem de ser despejados mensalmente nas lagoas do município.


Robertson destaca, ainda, que Niterói é uma cidade reconhecida nacionalmente pelos avanços da gestão municipal para alcançar 100% de abastecimento de água e 95,5% de oferta de tratamento de esgoto.


“Eu me sinto privilegiado em ser secretário de Meio Ambiente e poder participar desse projeto, que integra uma política pública de governo que está dando certo. Estamos falando das conquistas que Niterói vem tendo com essa parceria e da dignidade que estamos dando à população. Isso é uma questão de auto estima que vai muito além do programa implantado. Estamos dando qualidade de vida para essas famílias, ao mesmo tempo em que essa iniciativa representa um g