Lavrov: países do BRICS fortaleceram seus laços em 2025
- Da Redação

- há 21 minutos
- 3 min de leitura

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, ressaltou os avanços significativos do BRICS em 2025 e destacou o trabalho produtivo do Brasil como presidente do grupo no período. A avaliação foi feita durante a tradicional coletiva de imprensa anual, na qual o ministro apresenta os resultados da diplomacia russa do ano anterior. A reunião foi conduzida pela representante oficial do Ministério, Maria Zakharova.
"Todos os países do BRICS são nossos bons parceiros. Com cada um deles, no ano passado, nossas relações se fortaleceram e consolidamos a base para o desenvolvimento futuro da cooperação em todas as áreas. [...] Destacamos a tarefa de fortalecer o BRICS e o crescente interesse por essa associação. Fomos totalmente colaborativos com a presidência brasileira no BRICS no ano passado. Nossos amigos brasileiros apresentaram muitos projetos e continuaram a implementação de projetos iniciados ainda na cúpula do BRICS em Kazan, em 2024"
O ministro também mencionou que está em andamento a preparação para a terceira cúpula Rússia-África, programada para este ano. Uma etapa importante dessa preparação foi a segunda conferência de ministros das Relações Exteriores da Rússia e da União Africana, que ocorreu no Cairo, em dezembro de 2025.
Durante a conferência, Lavrov comentou o sucesso das iniciativas bilaterais dos Anos da Cultura Rússia-China, realizados em 2024 e 2025, que resultaram em centenas de eventos em ambos os países. Além dos avanços no campo econômico, o ministro sublinhou o compromisso em colaborar nas áreas humanitária e cultural. Ele recordou que, em suas mensagens de Ano-Novo, o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciaram uma nova iniciativa para 2026-2027, que será dedicada à educação na Rússia e na China.
"Isso também é uma parte fundamental dos intercâmbios culturais, especialmente os intercâmbios juvenis; por isso, o ano que já começou será rico em eventos nessa área. As relações, além dos contatos juvenis, também avançam nas áreas de esporte e serviços de arquivos, o que é crucial para a preservação da cultura, das tradições e da identidade nacionais. [...] O regime de isenção de visto, atualmente em vigor de forma recíproca, facilitará os contatos no campo da cultura e em outras áreas. Os indicadores de viagens já atingiram níveis recordes. Acho que essa tendência continuará.o campo humanitário, temos uma cooperação muito rica, que complementa organicamente a interação econômica e a nossa colaboração estratégica na arena internacional, onde a China e a Rússia desempenham um papel estabilizador crucial nos assuntos internacionais", declarou Lavrov.
O chanceler russo também falou sobre a importância da parceria estratégica privilegiada com a Índia, lembrando a visita de Estado do presidente russo a Nova Délhi, onde ele se encontrou com a presidente Draupadi Murmu e o primeiro-ministro Narendra Modi, em dezembro do ano passado.
Falando sobre o desenvolvimento de projetos econômicos dentro do BRICS, o ministro mencionou o Irã:
"Temos bons planos com o Irã, não apenas no comércio, mas também no setor de investimentos: [com a implementação do projeto] da usina nuclear de Bushehr, que está se expandindo ativamente, e do importante trecho do Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul entre Rússia, Azerbaijão e Irã. Muitos outros projetos estão em fase de desenvolvimento, e não vejo razões pelas quais nós ou nossos amigos iranianos deveríamos interromper esses projetos", afirmou o chefe da diplomacia russa.
Além disso, Lavrov se referiu à "parceria estratégica" e às "relações especiais" da Rússia com o Vietnã, que, em 2025, se uniu ao BRICS como país parceiro.
"Apoiamos ativamente as atividades de nossos amigos vietnamitas no desenvolvimento de sua sociedade, economia e relações externas, incluindo os laços fraternos com a Rússia", enfatizou ele.
A conferência final do ministro durou três horas e contou com a participação de representantes da mídia russa e internacional.
Fonte: TV BRICS










Comentários