Lavrov: prioridades de cada presidência do BRICS seguem linha contínua
- há 1 dia
- 1 min de leitura

A continuidade da agenda do BRICS é preservada durante a transferência de poderes de um país para outro, conforme destacou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, em entrevista exclusiva à TV BRICS. Ele ressaltou que as iniciativas lançadas durante a presidência russa em 2024 continuam sendo concretizadas hoje. Entre essas iniciativas estão as plataformas de pagamento alternativas, os mecanismos de liquidação em moedas nacionais, a criação de uma bolsa de grãos do BRICS e novas oportunidades para o comércio entre os países da associação.
A Índia assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro de 2026, que foi passada pelo Brasil, e imediatamente definiu as prioridades: fortalecimento da resiliência, inovação, cooperação e sustentabilidade ambiental. Como observou Lavrov, a agenda principal também inclui a segurança alimentar e energética e o combate ao terrorismo.
"Essa prioridade é muito importante para nós, especialmente porque, junto à Índia, promovemos ativamente na ONU a iniciativa de adotar uma convenção global antiterrorista. Ainda não conseguimos alcançar consenso, mas essa é uma outra questão", acrescentou o diplomata.
Em novembro de 2025, Lavrov realizou negociações com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, em Moscou, e destacou as relações entre a Rússia e a Índia como uma prioridade estratégica da política externa russa. Por sua vez, Jaishankar as descreveu como um fator de estabilidade nos assuntos internacionais. O chefe da diplomacia russa também afirmou que os dois países têm alcançado boas conquistas nas áreas de energia, indústria e agricultura.
Fonte; TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA










Comentários