top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Luiza Sassi defende audiovisual como aliado da educação

Na última terça-feira (24/8), a diretora geral do Instituto GayLussac, Luiza Sassi, participou dos debates do 'I Festival Filmes Que Ensinam - Sessões para assistir e debater história política'. As transmissões aconteceram de 17 a 24 de agosto, de forma gratuita e remota, pela plataforma de streaming educativo Tamanduá Edu.

Divulgação

A escola de Niterói, que incorporou o audiovisual como ferramenta de aprendizado e linguagem, lançou em 2019 um festival de curtas dos alunos da primeira série do ensino médio. Com essa e outras experiências na bagagem, Luiza Sassi falou sobre a importância de desenvolver o pensamento crítico no ambiente escolar, e sobre o audiovisual como aliado da educação, especialmente durante a pandemia, diante dos desafios do ensino online.


“A escola do século XXI deve trazer diversas linguagens para o espaço escolar, e o audiovisual é um recurso muito rico e interessante. Em uma escola que tem a intenção de desenvolver o pensamento crítico, esse recurso permite uma amplitude de visão e de repertório. No tempo da pandemia, o audiovisual contemplou a perspectiva da educação à distância de uma maneira muito positiva, enriquecendo a possibilidade de transformação do professor que precisou aprender a ser um educador on-line,” afirmou Luiza.


Ela ressaltou, ainda, a que o audiovisual cria a possibilidade de transportar o aluno para outros tempos, enriquecendo o aprendizado.

Troféus do Festival de Curtas do Instituto GayLussac / Reprodução

“A gente nunca pode esquecer que no Brasil existe uma diversidade entre as possibilidades de experiências das escolas com o audiovisual. Mas quando eu penso em escola, seja ela com mais ou menos recursos, é como o lugar de pensar. Esse exercício precisa ser provocativo e instigado por todas as camadas: professores, diretores, pais. A escola é um espaço de pensamento vivo e dinâmico”, defendeu.


Novas formas de expressão


Em 2019, o Instituto GayLussac lançou o I Festival de Curtas da 1ª série do Ensino Médio. Com “uma ideia na cabeça e um celular na mão”, os alunos foram instigados a pensar de forma criativa sobre o mundo que os cerca.


“Eles usam a ferramenta do audiovisual de maneira muito ativa. Trazer isso para a escola é legitimar essa linguagem que eles têm”, explicou Luiza.


Durante o período de produção dos curtas, os alunos participam de oficinas de audiovisual sob orientação de profissionais da área. Trata-se de uma experiência coletiva que incentiva os jovens a conhecer as inúmeras possibilidades e multiplicidades de linguagens do cinema.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page