top of page
banner niteroi um ano e meio de governo geral 780x90px 20 08 26.jpg

Lula chama Trump de 'imperador' e critica ataques contra a soberania

há 16 minutos
3 min de leitura

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em entrevista à CNN nos Estados Unidos, Lula criticou Donald Trump pelas tarifas impostas a produtos brasileiros e afirmou que o Brasil poderá recorrer à reciprocidade caso o país não queria negociar. O petista também chamou Eduardo Bolsonaro de "traidor da pátria" e disse que Trump não pode interferir nas eleições brasileiras.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em Nova York para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que não concorda com a forma de governar do homólogo estadunidense Donald Trump durante entrevista à âncora da CNN Christiane Amanpour. Ao explicar sua crítica, voltou a descrever o republicano como um "imperador".


"Ele governa com a mentalidade de 'sou o mais forte, o mais poderoso, o mais rico, posso tudo e todos os outros devem obedecer'. É a lei do mais forte. Eu não concordo com isso", afirmou Lula ao canal.


O presidente brasileiro também criticou as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos do Brasil e disse que as medidas são "baseadas em mentiras". Lula afirmou que não quer iniciar uma guerra tarifária com os Estados Unidos e que pretende priorizar a negociação. "Nasci no movimento trabalhista e sindical justamente para negociar e buscar acordos. Farei todos os esforços para negociar", disse.


Se houver uma negativa do governo do país norte-americano, Lula afirmou que o Brasil terá de tomar providências com base na Lei da Reciprocidade, aprovada por unanimidade pelo Congresso. O presidente também disse que será necessário avaliar quais produtos poderiam ser incluídos em uma eventual aplicação da medida contra os EUA.


Porém, o petista também disse que o Brasil não busca desafiar o país, mas defender a soberania de cada Estado e manter uma relação de respeito. "O presidente Trump foi eleito para ser presidente dos EUA. Ele tem o direito de governar os EUA, mas não tem o direito de governar outros países. Ele não tem o direito de impor a sua vontade", acrescentou.


Interferência dos EUA nas eleições do Brasil

Na entrevista, Lula também afirmou que pediu a Trump para que os Estados Unidos não interfiram nas eleições brasileiras. Segundo o presidente, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já enviou um alerta sobre o risco da medida, cujo relatório apontou "nível crítico".


A avaliação da agência considera que as ações dos Estados Unidos se intensificaram nos últimos meses. Conforme o órgão, o movimento é associado à estratégia adotada pelo governo de Donald Trump para a América Latina, que, segundo a Abin, tem entre seus objetivos reduzir a presença de potências consideradas rivais de Washington na região.


Mesmo assim, o petista lembrou que Brasil e Estados Unidos mantêm uma relação diplomática de 203 anos e afirmou que o país não é antiamericanista.


Ao comentar a atuação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, Lula chamou o filho de Jair Bolsonaro de "traidor da pátria". O presidente afirmou que o ex-parlamentar atua para estimular os Estados Unidos contra o Brasil.


"Ele está aqui insuflando os Estados Unidos contra o Brasil. É isso que está acontecendo de concreto. Inclusive com o dinheiro que está vindo para cá, sabe, que logo, logo vai ser desvendado esse mistério do dinheiro do filme do pai do ex-presidente Bolsonaro", disse Lula.


Por fim, o presidente também afirmou que várias pessoas condenadas no Brasil estão escondidas nos Estados Unidos e tramam contra o país natal. Segundo Lula, o bolsonarismo mantém uma relação mais próxima com o secretário de Estado Marco Rubio.


Da Sputnik Brasil

 
 
 

Comentários


banner niteroi um ano e meio de governo geral 300x250px 20 08 26.jpg
cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page