top of page

Lula critica ofensiva dos EUA contra Alexandre de Moraes

  • 1 de jun. de 2025
  • 3 min de leitura

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou seu discurso durante o congresso do PSB em Brasília para criticar os Estados Unidos por ações que, segundo o mandante do Planalto, ferem a soberania brasileira.


Lula participou, neste domingo (1º) do congresso do Partido Socialista Brasileiro que confirmou o prefeito de Recife, João Campos, como presidente nacional do partido. Em seu discurso, além de comentar as eleições do próximo ano, Lula criticou os Estados Unidos.


Em primeiro momento, o presidente defendeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. "Os EUA querem processar o Alexandre de Moraes porque ele quer prender um cara brasileiro que está lá nos EUA fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro."


"Por que eles querem criticar a justiça brasileira? Eu nunca critiquei a justiça deles. Eles fazem tanta barbaridade e eu nunca critiquei. Faz tantas guerras, matam tanta gente."


No último dia 21, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, respondendo a uma pergunta do deputado republicano Cory Mills afirmou que os Estados Unidos estão estudando aplicar sanções contra Moraes fundamentadas na Lei Magnitsky.


A lei, que permite ao governo norte-americano punir autoridades estrangeiras envolvidas na violação de direitos humanos, em especial os de cidadãos estadunidenses, podem gerar o bloqueio de bens do alvo que estejam em posse de entidades norte-americanas e até mesmo o cancelamento de vistos para entrada no país.


Nos últimos meses, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está nos Estados Unidos percorrendo os corredores de Washington em campanha contra Moraes. A tese da oposição brasileira é que o magistrado atenta contra a liberdade de expressão nas redes sociais.


Uma resposta para a fala de Rubio está sendo estudada em Brasília. Enquanto membros do Planalto pediram um declaração forte do Itamaraty, o ministério prefere dialogar nos bastidores.


Na avaliação dos diplomatas brasileiros, Moraes não pode estar afetando estadunidenses em suas decisões graças a uma decisão das próprias cortes norte-americanas que, em fevereiro, comentaram as ações do magistrado quanto à Rumble, explicitou o Uol.


Segundo a juíza Scriven, apesar de Moraes ter enviado um ofício às sedes norte-americanas de redes sociais pedindo o bloqueio de certos perfis, o ministro do STF não possui jurisdição em solo norte-americano. Para além dos papéis, destaca a juíza, nenhuma ação foi tomada pelas autoridades brasileiras para fazer cumprir as decisões do STF.


"Até que tais medidas sejam tomadas, esta questão não está madura para revisão judicial", determinou a corte estadunidense.


Apesar das divergências em tom, todas as autoridades brasileiras viram na fala de Marco Rubio uma afronta à soberania brasileira por querer impor rumos ao Judiciário nacional.


Trump quer mundo 'unipolar'

Em segundo momento, Lula direcionou suas críticas ao presidente norte-americano Donald Trump e suas políticas contra o multilateralismo, como seu rechaço aos avanços tragos pela Organização Mundial do Comércio (OMC)


"Trump tá querendo acabar com o multilateralismo e criar o unilateralismo. Negociação coletiva é importante, reforçar a OMC, a ONU, pra gente defender no mundo."


"Não podemos voltar à negociação da Guerra Fria, não queremos mais Guerra Fria, queremos livre comércio e soberania de cada país. Ninguém se mete nas coisas do Brasil e nós não nos metemos nas coisas dos outros. Ninguém venha meter a mão e dar palpite aqui."


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page