Lula diz que convidará Putin e Xi para cúpula do G20 no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que convidará os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, para participarem da cúpula do G20 a ser realizada em 2024 no Brasil.
No final da cúpula do G20, ocorrida no último fim de semana em Nova Deli, na Índia, o premiê indiano Narendra Modi entregou a presidência do grupo ao presidente brasileiro.
"Gostaria de parabenizar a Índia por organizar a cúpula excepcionalmente bem. Recebemos muito carinho do povo indiano. O Brasil tem todas as condições para sediar o G20 no próximo ano. Queremos usar muitas cidades no Brasil para organizar muitos eventos lá", disse Lula em uma coletiva de imprensa.
"Não sei por que o presidente Putin e [o líder chinês] Xi Jinping não participaram aqui, mas vou convidá-los e espero que venham ao Brasil", disse o presidente brasileiro nesta segunda-feira (11).
Falando sobre a situação na Ucrânia, Lula expressou a esperança de que até lá "a guerra terá terminado e voltaremos aos tempos normais".
Lula enfatizou que o Brasil tem a grande responsabilidade de sediar a próxima cúpula do G20.
"Colocaremos a questão da desigualdade como uma questão importante […]. Outra questão que vamos discutir é a transição energética. O Brasil tem um potencial excepcional na produção de energia limpa", acrescentou.
Além disso, há planos para discutir a reforma das instituições de governança internacional e a participação permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Com a Sputnik Brasil
Comments