top of page

Mais de 20 mil pessoas lotam primeiro dia de desfile em Niterói

Menos de um ano depois do último Carnaval, que em 2022 aconteceu excepcionalmente em abril por conta da pandemia, mais de 20 mil pessoas lotaram as arquibancadas do Caminho Niemeyer para assistir ao desfile das escolas de samba do Grupo A, que abriu o Carnaval 2023 na cidade na noite desta sexta-feira (24/2). O prefeito, Axel Grael, e o vice-prefeito, Paulo Bagueira, além de diversas outras autoridades estiveram presentes no local para curtir o evento e abrir oficialmente o desfile. Neste sábado (25/2), a partir das 19h, desfilam os Grupos B e C. A entrada é franca.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

O prefeito Axel Grael ressaltou que o Carnaval da cidade neste ano já começou de uma maneira especial.


“Niterói já fez um belo desfile na Sapucaí com a Viradouro, que terminou como vice-campeã das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Agora estamos começando essa grande festa aqui na cidade, novamente no Caminho Niemeyer, como uma forma de valorizar ainda mais o Carnaval de Niterói. A festa nesse local já foi um sucesso no ano passado, com muitos elogios dos participantes. Neste ano, tenho certeza de que não será diferente.”


O desfile oficial foi aberto pela Corte Momesca, formada pelo Rei Momo Renato Metello, a Rainha Paolinha Nascimento e a Princesa Rayanne dos Santos, acompanhados pelos blocos “Não é Não”, da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).


"Pelo segundo ano consecutivo estamos fazendo o desfile no Caminho Niemeyer. Estamos muito felizes com a forma como as escolas evoluíram e amadureceram. Nosso trabalho tem sido muito importante na valorização do carnaval da cidade e na revitalização desta festa do povo. Desta festa que é cultura e é de extrema importância para a autoestima de tantas comunidades", afirmou o vice-prefeito Paulo Bagueira.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

A Escola de Samba Cacique da São José abriu a festa dos foliões com o enredo “Festas”, seguido pela Unidos da Região Oceânica, cujo enredo foi “Magia dos Seres Elementais da Natureza”. Em seguida, a Souza Soares levantou a plateia com o enredo “Sou Mariá da Souza, orgulho de ser mãe, Exemplo de Raça, Força e Fé”.


A Magnólia Brasil levou as arquibancadas ao delírio com o enredo “Sorriso Negro”, enquanto a Experimenta da Ilha contou a história com o enredo “Pelas Mãos do Criador, um Tributo à Niterói”. A Folia do Viradouro contou a saga de Teresa de Benghela, com o enredo “Teresa de Benghela, uma Rainha no Pantanal”.


E os foliões continuaram sambando muito com a Alegria da Zona Norte, que cantou o enredo “De Pindorama ao Brasil”. A Sabiá desfilou o enredo “Resistir Para Existir, África a Raça Que a Mordaça Não Calou”. Fechando a noite, a Mocidade Independente de Icaraí cantou e contou o enredo “Iyá’s, Matripotência Mocidade”.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Presenças


No desfile desta sexta (24/2), também estavam presentes os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; de Planejamento, Ellen Benedetti; e de Governo, Rúbia Secundino; do subsecretário Igor Baldez; do presidente da NitTrans, Gilson Souza; e do presidente da Neltur, Paulo Novaes; além do prefeito de Nazaré, Walter Chicharro, entre outras autoridades.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Desfiles de sábado


Neste sábado (25/2), a partir das 19h, o Caminho Niemeyer será palco dos desfiles dos grupos B e C com apresentação das escolas Galo de Ouro, Império de Charitas, Amigos da Ciclovia, União da Engenhoca, Mistura de Raça, Garra de Ouro, Banda Batistão, Império de Arariboia, Paraíso do Bonfim, Combinado do Amor, Unidos do Sacramento, Tá Rindo Por Quê?, Balanço do Fonseca e Bem Amado.


A apuração das escolas de samba de Niterói acontecerá na próxima terça-feira (28), às 18h, na quadra da Viradouro.


GRUPO C – 25/02


19h – Galo de Ouro

19h35 – Império de Charitas

20h10 – Amigos da Ciclovia

20h45 – União da Engenhoca

21h20 – Mistura de Raça


GRUPO B – 25/02


22h10 – Garra de Ouro

22h50 – Banda Bastistão

23h30 – Império de Arariboia

0h10 – Paraíso do Bonfim

0h50 – Combinado do Amor

1h30 – Unidos do Sacramento

2h10 – Tá Rindo Por Que?

2h50 – Balanço do Fonseca

3h30 – Bem Amado


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

コメント


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page