Marinha alerta para chegada do ciclone 'Yakecan'


Foto: Divulgação

A Marinha do Brasil emitiu, nesta quarta-feira (18/5), um alerta sobre a passagem de um ciclone subtropical em alto mar que deve chegar ao Rio na próxima quinta-feira (19/5). Segundo a nota, há previsão de rajadas de ventos de até 80 Km/h.


A Marinha recomendou "que todas as plataformas, terminais, clubes marítimos, colônias de pesca, marinas, instalações de apoio marítimo e entidades da comunidade marítima em geral reforcem as suas medidas de segurança e estejam em condições de acionar os seus respectivos planos de contingência ou de emergência, a fim de mitigar-se as possibilidades de danos graves e acidentes que afetem a Segurança do Tráfego Aquaviário, que possam causar Poluição Hídrica ou, principalmente, ameaças à Salvaguarda da Vida Humana no Mar."


A instituição também fez um alerta às embarcações.


"Comandantes dos navios de maior porte a realização de uma criteriosa avaliação a respeito da necessidade de navegar nas áreas citadas durante o período, bem como o reforço das condições de amarração e fundeio. Para as embarcações de menor porte, para as quais a Autoridade Marítima recomenda, com ênfase, a diretriz de não se fazerem ao mar no período, orienta-se buscar áreas bem abrigadas e, também, reforçar suas condições de amarração e fundeio."


O fenômeno é nomeado como 'Yakecan', a expressão significa “o som do céu” em tupi-guarani. Devido à ressaca no mar, há previsão de ondas de até metros nas praias da capital e em todo o litoral. Segundo o Alerta Rio, a previsão para os próximo dias é de céu variando entre nublado e parcialmente nublado. O fim de semana pode ser de chuva, com temperaturas na casa dos 14º C.

Ganhe_Ate_300x250px.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
Aumentou_728x90px.gif