Menina de 5 anos morre de bala perdida na virada do ano

Uma menina de cinco anos, moradora do Morro do Turano, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro, morreu na madrugada desta sexta-feira (1º), após ser atingida por um tiro durante a queima de fogos na virada de ano. Ela estava no colo da mãe quando foi atingida.
Alice Pamplona da Silva estava no colo da mãe, no quintal da própria casa e foi atingida no pescoço. Ela chegou a ser levada para o Hospital Casa de Portugal, mas não resistiu.
A princípio, a família acreditava que o ferimento teria sido causado por fogos de artifício, mas os médicos constataram que foi um tiro.
De acordo com a Polícia Militar, no momento da ocorrência não havia operação policial na região, nem confronto armado envolvendo equipes da corporação.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 6ª DP, na Cidade Nova, e um inquérito foi instaurado para apurar o crime. Os pais prestaram depoimento e outras testemunhas serão ouvidas pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) para identificar e esclarecer de onde partiu o tiro que atingiu Alice.
Em 2020, 12 crianças morreram baleadas no estado do Rio de Janeiro. Duas delas, eram as primas Emilly Victoria, de 4 anos, e Rebeca Beatriz Rodrigues, de 7 anos, mortas enquanto brincavam na porta de casa, na comunidade Barro Vermelho, em Duque de Caxias, em 5 de dezembro, por tiros de policiais, segundo testemunhas. Todas as vítimas eram negras e moravam em bairros da periferia.