top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Ministros do Turismo do BRICS entregam Declaração do Cerrado


Em 2024, o setor turístico alcançou rendimentos na casa dos 11 trilhões de dólares, o que representou 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global e gerou cerca de 348 milhões de postos de trabalho, o equivalente a 29 cidades de São Paulo empregadas no ramo. Estes dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (na sigla em inglês, WTTC) dão  dimensão da relevância das discussões sobre turismo na agenda internacional.

Em reunião ministerial em Brasília, os ministros do Turismo do BRICS aprovaram a Declaração do Cerrado, em que marcaram seis áreas chave para cooperação entre os países: infraestrutura, diversificação da oferta turística, qualificação profissional, cooperação público-privada, financiamento e incentivos, e promoção turística. Na abertura da reunião, o ministro do Turismo do Brasil, e coordenador dos trabalhos, Celso Sabino, destacou a importância do grupo:

"As nossas equipes de trabalho se empenharam muito nas negociações para que nós tivéssemos um texto hoje que fosse unânime a ser aprovado. Um texto que traz a visão dos ministros do Turismo do grupo que é hoje conhecido internacionalmente como um dos blocos econômicos mais sólidos, mais solidários e mais fortes do planeta."

Dentre as entregas, dois relatórios. O primeiro, sobre Estratégias para Nômades Digitais, que se debruçou em quatro dimensões: mapeamento de destinos, políticas de vistos, infraestrutura e serviços, e esforços de promoção. O relatório enfatiza que conectividade eficiente, segurança e oferta de lazer são essenciais para atrair este nicho e destaca destinos no Brasil, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Índia como referência às demais nações. 

O segundo relatório entregue trata de Turismo Sustentável, Resiliente e Regenerativo, e posiciona o turismo como uma força vital para o progresso econômico, social e ambiental no âmbito do BRICS, oferecendo uma análise comparativa das estratégias nacionais para identificar boas práticas e desafios comuns. O estudo destaca a importância da troca de conhecimento e de soluções colaborativas para fortalecer a capacidade do setor de se adaptar aos desafios globais, incluindo a mudança do clima e a instabilidade econômica.


Assista a matéria em vídeo da reunião no canal do TODA PALAVRA do YouTube:



banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page