Começa em Kazan o Fórum Rússia–Mundo Islâmico
- Da Redação
- há 3 horas
- 2 min de leitura

A capital da República do Tartaristão, Kazan, sedia a 16ª edição do Fórum Econômico Internacional "Rússia – Mundo Islâmico: KazanForum", nesta terça-feira (13). O evento reúne mais de 10.000 participantes de mais de 100 países. A TV BRICS está atuando como parceira de mídia do evento nos países do BRICS.
O presidente da Rússia Vladimir Putin enviou uma mensagem de boas-vindas aos participantes do fórum. Em sua saudação, ele destacou que o evento abordará as perspectivas de fortalecimento das relações entre a Rússia e os países do mundo islâmico em diversas áreas.
"Ao longo dos séculos, nossa nação multinacional tem se mantido aberta a uma ampla cooperação com os Estados do mundo islâmico. [...] Seguimos ampliando, com êxito e de maneira consistente, os vínculos econômicos, científicos, educacionais, humanitários e inter-regionais", disse o presidente Putin.
Entre os convidados de honra do KazanForum estão o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim; o cice-primeiro-ministro do Uzbequistão, Jamshid Khodjaev; e o vice-secretário-geral da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) para Assuntos Econômicos, Ahmad Kawesa Sengendo, entre outros. Malásia, Emirados Árabes Unidos, Irã, Nigéria e Senegal estão entre os países com as maiores delegações presentes.
Durante o fórum, está prevista a assinatura de cerca de 100 acordos, abrangendo desde projetos de investimento até iniciativas humanitárias.
A programação principal do evento contempla mais de 140 sessões temáticas, dedicadas a assuntos como finanças islâmicas, desenvolvimento de corredores de transporte multimodal, exportação de produtos halal russos, além de temas relacionados à cultura e à educação. Em 14 de maio, os participantes discutirão a cooperação turística entre a Rússia e os países da OCI. Já em 15 de maio, será abordada a colaboração no âmbito da Associação Internacional de Zonas Econômicas Especiais do BRICS.
O tema central do KazanForum é: "Digitalização: nova realidade e oportunidades para ampliar a cooperação".
A sessão plenária dedicada a esse tema ocorrerá em 16 de maio. Além disso, a programação inclui mesas-redondas com representantes da Malásia e do Cazaquistão, um diálogo industrial com o Irã, a reunião do Grupo de Visão Estratégica "Rússia – Mundo Islâmico", encontros da comissão russo-egípcia, do Corredor Internacional de Transporte e do Clube Internacional de Integração Cáspio "Norte – Sul", o congresso dos ministros da cultura da OCI e, por fim, uma reunião com embaixadores estrangeiros na Rússia.
Os organizadores também prepararam uma programação especial voltada ao público jovem. Entre as atividades previstas, os participantes poderão enfrentar desafios criativos no jogo de perguntas e respostas "Memedgement no desenvolvimento", participar de sessões de autógrafos com jogadores de futebol renomados, acompanhar as competições entre mais de 100 chefs de diversos países no torneio internacional de jovens cozinheiros, além de explorar tendências globais e o intercâmbio cultural em sessões mediadas por influenciadores digitais populares. A agenda inclui ainda exibições de filmes artísticos.
Em 2024, o KazanForum reuniu mais de 20,5 mil participantes. O número de países representados aumentou significativamente em comparação com o ano anterior, quando o evento recebeu delegações de 87 países.
Fonte: TV BRICS