top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Missão chinesa confirma 1ª evidência de água na Lua

Uma equipe de pesquisa chinesa observou sinais de água em dados de reflectância espectral da superfície lunar obtidos pela sonda Chang'E-5, fornecendo a primeira evidência da detecção 'in situ' de água na Lua.

Reprodução

Diversas observações orbitais e medições de amostras apresentaram evidências da presença de água na Lua, contudo, nenhuma medição in situ tinha sido realizada na superfície lunar até então.


Um espectrômetro mineralógico lunar a bordo da sonda chinesa realizou medições de refletância espectral do regolito e de uma rocha, fornecendo a possibilidade de detectar água na superfície lunar.


A análise espectral quantitativa indica que o solo lunar no local de pouso da sonda chinesa possui menos de 120 ppm de água, atribuído principalmente ao vento solar.


Imagens: Academia de Ciências da China

Já a rocha, que também foi analisada, apresentou uma absorção de aproximadamente 180 ppm de água, sugerindo uma fonte adicional de água do interior lunar. Estes resultados mostram que a rocha pode ter sido proveniente de uma unidade basáltica antiga e ejetada ao local de pouso da Chang'E-5.


Sendo assim, o menor teor de água do solo, em comparação com o maior teor de água do fragmento da rocha, sugere que ocorreu a desgaseificação do depósito do manto abaixo do local de pouso da Chang'E-5.


Fonte: Sputnik Brasil

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page