top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

Moraes rebate críticas dos EUA: 'Deixamos de ser colônia em 1822'


(Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
(Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), fez, nesta quinta-feira (27), em Brasília, um discurso em defesa da independência e da soberania do Brasil - e do cumprimento das decisões da Justiça brasileira - e afirmou que o país deixou de ser colônia em 1822. .


“Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e, com coragem estamos construindo uma República independente e democrática cada vez melhor”, declarou o ministro durante a sessão do STF, um dia após o governo do presidente Estados Unidos, Donald Trump, criticar decisões de Moraes envolvendo empresas norte-americanas que operam redes sociais.


Moraes faz uma alusão à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) há 73 anos, com sede permanente nos Estados Unidos, para defender a autodeterminação dos povos e o respeito à independência das nações.


"A luta contra o fascismo, contra o nazismo, contra o imperialismo, em todas suas formas, seja presencial, seja virtual, e também a defesa da democracia e a consagração dos direitos humanos", ressaltou o ministro, que é relator do chamado Inquérito das Fake News e também do inquérito da tentativa de golpe em 2022 para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder.


Nesta quarta-feira (26), o governo brasileiro divulgou nota em que critica o posicionamento dos Estados Unidos contra decisões do Supremo.


A nota foi divulgada após o Departamento de Estado norte-americano emitir mensagem alertando que "bloquear acesso à informação" ou impor multas a empresas dos EUA é "incompatível com liberdade de expressão".


Na semana passada, Alexandre de Moraes determinou a suspensão da rede social Rumble.


A decisão foi tomada após o ministro constatar que a empresa está sem representante no país. Conforme documentos que constam nos autos, os advogados da empresa renunciaram ao mandato e novos representantes não foram indicados.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page