Moscou começa a operar primeiro bonde sem motorista
- Mehane Albuquerque
- 5 de set.
- 1 min de leitura
Na capital russa, começou a operar o primeiro bonde equipado com sistemas não tripulados. O lançamento contou com a participação do prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, segundo informações do portal oficial do governo da cidade.

O bonde fará o transporte de passageiros pela rota 10. Além disso, foram inaugurados laboratórios de teste voltados ao desenvolvimento de novos programas e ao treinamento da inteligência artificial.
Sobianin destacou que Moscou investe ativamente em tecnologias de transporte autônomo. Em apenas dois anos, especialistas concretizaram o projeto do bonde e realizaram todos os testes necessários.
Desde maio de 2024, o veículo operou em modo de teste percorrendo mais de 8 mil km, sem registrar nenhuma infração de trânsito.
Neste ano, três novos veículos receberão a tecnologia, e até o final do próximo ano 15 bondes estarão em operação com sistemas autônomos.
Até 2030, a previsão é que mais de 300 bondes de Moscou sejam equipados com a tecnologia, representando cerca de dois terços da frota urbana. Em 2035, aproximadamente 90% dos veículos deverão operar de forma totalmente autônoma, aumentando a confiabilidade e a pontualidade dos horários.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentários