Multa por não usar máscara e benefícios até o fim do ano na retomada de Niterói
O prefeito Rodrigo Neves, que confirmou ontem a prorrogação da Operação Lockdown até o dia 20 de maio, como já estava previsto, anunciará nos próximos dias um grande plano de flexibilização do isolamento social e retomada das atividades suspensas na cidade a partir do dia 21. Ao mesmo tempo em que várias restrições serão levantadas, como, por exemplo, a interdição das praias e calçadões, outras sanções serão impostas, como multas para quem não estiver de máscara nas ruas, conforme apurou o TODA PALAVRA.
Mesmo com um retorno parcial à normalidade, um novo padrão de conduta será exigido da população, já que, passado o pico da epidemia, medidas de isolamento e de prevenção continuarão sendo necessárias enquanto não houver uma vacina que garanta a imunização contra o vírus. Por isso Rodrigo adiantou que alguns estabelecimentos que promovem concentrações de pessoas, como teatros, cinemas e casas de show, demorarão mais a serem reabertos. As aulas escolares, segundo ele, permanecerão suspensas pelo menos até o dia 30 de junho.
Outra informação obtida pelo jornal, mas ainda não anunciada pelo prefeito, é a decisão de prolongar até o final do ano alguns dos programas sociais de transferência de renda pela prefeitura para trabalhadores que atuam fora do mercado formal. Para isso, Niterói, que até agora vem fazendo frente a todos os custos impostos pelas medidas de combate à epidemia com base apenas na administração dos seus recursos correntes, deverá ter de recorrer ao chamado Fundo Soberano, criado com as receitas de royalties de petróleo para eventualidades futuras e onde já estariam depositados mais de R$ 1 bilhão.
Em sua live desta quinta-feira (14) no Facebook, Rodrigo explicou que o plano de flexibilização vem sendo orientado por uma equipe de especialista, tanto da área médica (infectologistas, epidemiologistas etc) quando da área econômica. Um banco de dados contendo informações sobre níveis de contaminação da população, segundo a mancha demográfica do município, além de outras informações estratégicas, como números de óbitos, disponibilidade de leitos etc, irá basear as decisões em direção à retomada das atividades.
Comments