Nação que expulsou os EUA se prepara para uma possível nova invasão
- Da Redação
- há 1 hora
- 2 min de leitura

O Vietnã está desenvolvendo um plano para o caso de uma nova invasão dos EUA, informou esta semana a organização local de direitos humanos Project88, citando documentos governamentais.
O documento em questão é do Ministério da Defesa do Vietnã, intitulado "Plano para uma Segunda Invasão dos EUA", publicado em 2024. Como observa o The Times, este relatório militar foi divulgado um ano depois de os EUA e o Vietnã elevarem seu relacionamento a uma Parceria Estratégica Abrangente, o nível mais alto alcançado até o momento.
As autoridades do país asiático temem que Washington possa usar a cooperação com o Vietnã para impor seus valores e provocar uma mudança gradual no regime socialista. Observa-se que, se os EUA não conseguirem atingir seus objetivos, poderão recorrer à intervenção ou mesmo à invasão do país.
Vietnã não quer fazer parte de uma aliança anti-China.
O relatório também indica que Hanói considera Washington uma ameaça e não tem intenção de se juntar à sua aliança contra a China.
A rede de bases militares americanas e o sistema de alianças direcionado contra Pequim preocupam as autoridades vietnamitas, que temem que também possam ser usados contra elas. Além disso, Donald Trump não é visto como um parceiro confiável para o país devido ao seu "uso do poder militar, incitação a uma corrida armamentista e expansão do mercado de exportação de equipamentos e tecnologia militar dos EUA".
Vietnã no fogo cruzado
As autoridades de Hanói estão tentando evitar se envolver no confronto entre Washington e Pequim, já que ambos os países são parceiros importantes para o Vietnã.
A China é o principal parceiro comercial do Vietnã, enquanto os Estados Unidos são o maior destino das exportações vietnamitas.
Fonte: Agência RT






