Socialista António José Seguro é eleito presidente de Portugal
- Da Redação
- há 10 minutos
- 1 min de leitura

O candidato socialista António José Seguro venceu, por uma diferença esmagadora de votos, o segundo turno das eleições presidenciais de Portugal neste domingo (8). Seguro obteve 66,82% dos votos com 99% das urnas apuradas, contra 33,18% do candidato de extrema-direita André Ventura.
"O povo português é o melhor do mundo!", declarou Seguro na sua reação inicial às projeções que indicavam uma vitória ampla. "Imaginei que poderia conquistar a confiança do povo português e lutei por isso. Meu objetivo é servir meu país e o povo português", disse o candidato do Partido Socialista em breves declarações à imprensa.
"Quando o povo fala, o povo é soberano. Se o povo elegeu Seguro, espero que ele seja um bom presidente porque o país precisa dele", reconheceu o candidato derrotado André Ventura, acrescentando que parabenizará seu oponente assim que os resultados finais forem confirmados.
O atual presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou Seguro pela vitória, desejando-lhe "a maior felicidade e sucesso no mandato que lhe foi confiado pelo povo português", que terá início a 9 de março.
Seguro também liderou o primeiro turno das eleições, realizado em 18 de janeiro, com cerca de 31% dos votos. Ventura obteve 23%, enquanto João Cotrim Figueiredo, líder do partido Iniciativa Liberal, conquistou 16%. Como nenhum dos candidatos atingiu a maioria necessária, os dois mais votados se enfrentaram em um segundo turno.
Com a RT






