top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Niterói fortalece ecossistema do audiovisual em parceria com Ancine


Em um movimento estratégico para consolidar Niterói como um dos principais polos de produção audiovisual do país, o prefeito Rodrigo Neves anunciou, nesta segunda-feira (19), uma parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Durante encontro com o presidente da Ancine, Alex Braga, e o secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, ficou acertado que, no próximo dia 16 de junho, a nova iniciativa, batizada de “Niterói Cidade do Audiovisual”, será oficialmente lançada com o objetivo de estruturar um ecossistema robusto que envolva formação, produção, exibição e preservação cinematográfica.

“Já tivemos esse programa com filmes premiados que foi muito bem-sucedido, com filmes premiados internacionalmente e uma grande divulgação da cidade. Mas o que vamos lançar agora representa uma evolução importante, pois integra a universidade, os equipamentos culturais e a indústria criativa, sobretudo com o apoio da Ancine. Não tenho dúvida que vai ser um sucesso e uma referência para o Brasil e América do Sul”, explicou o prefeito Rodrigo Neves.

O prefeito lembrou que a cidade investe em educação e cultura, destacando a nova sede do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF e a Faculdade de Cinema da UFF. Rodrigo Neves frisou ainda que, com a reforma do Cinema Icaraí e com o futuro Museu do Cinema Brasileiro, Niterói tem todos os elementos para ser um vetor da transição econômica baseada na cultura e na criatividade.

Para o prefeito, o envolvimento de diferentes esferas públicas e o engajamento da Ancine são fundamentais para transformar a proposta em uma referência para o Brasil e para a América do Sul.

O presidente da Ancine, Alex Braga, reforçou o papel histórico e estratégico de Niterói no cinema nacional.

“Sempre gosto de lembrar que as primeiras imagens captadas no Brasil foram feitas na Baía de Guanabara, filmando a Fortaleza da Urca. Se estávamos filmando o Rio de Janeiro dali, é porque estávamos em Niterói. A cidade está na origem do cinema nacional. Nada mais justo que ela reassuma esse protagonismo. Firmar essa aliança com Niterói é fundamental para descentralizar e expandir a produção audiovisual no país. É mais um avanço para o desenvolvimento do setor, que precisa estar em diálogo com os territórios, com a educação, com a formação de mão de obra e com a preservação da memória cinematográfica,” afirmou Alex Braga.

Para o secretário André Diniz, que tem liderado as iniciativas voltadas à economia criativa na cidade, o novo programa representa uma virada de chave.

“A cidade tem uma vocação natural para o cinema. Temos a logística, a proximidade com o Rio de Janeiro, mas era preciso estruturar os equipamentos e pensar a indústria criativa como um todo. O lançamento do programa “Niterói Cidade do Audiovisual” promete fortalecer ainda mais o papel da cidade como protagonista no cenário cinematográfico brasileiro e latino-americano, unindo história, inovação, formação e oportunidade”, avaliou André Diniz.

O secretário acrescentou que a atual gestão deu um passo decisivo ao pensar em um ecossistema integrado, que vai desde a formação de profissionais até a produção e exibição de obras. André Diniz aposta na consolidação dessa vocação para gerar desenvolvimento econômico com base na cultura.

O projeto também conta com o apoio da deputada federal Soraya Santos, que tem se dedicado ao fortalecimento do setor cultural e participou do encontro.

“É uma alegria participar deste momento, pois Niterói tem uma vocação natural para os serviços e para o cinema. A cidade conta com localização estratégica, proximidade com grandes centros e excelente logística. O prefeito Rodrigo Neves trabalhou fortemente na infraestrutura da cidade. Agora, ele dá um passo decisivo para transformar Niterói em referência nacional no setor audiovisual. O olhar para a indústria criativa, especialmente para o cinema, demonstra visão estratégica ao compreender o ecossistema como um todo”, disse a deputada Soraya Santos.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page