top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Niterói cria Núcleo de Atendimento para Refugiados

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, anunciou nesta sexta-feira (19/11), a criação do Núcleo de Atendimento para Migrantes e Refugiados, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM - ONU Migração) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), ou Agência da ONU para Refugiados.

ree
Divulgação / SMDH

"Estou muito entusiasmado com essa iniciativa. Teremos uma equipe interdisciplinar preparada para atender, orientar e integrar essa população", destacou o secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa.


A parceria tem, como um dos vértices, a capacitação da equipe para o trabalho no Núcleo. De acordo com dados do Programa Caritas (Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio, no Rio de Janeiro), Niterói tem mais de 2 mil refugiados residentes na cidade.


Coordenadora de Proteção do ACNUR, Sílvia Sander, contou que a criação do Núcleo Especializado representa um enorme avanço para a proteção e integração dessas populações em Niterói e no estado do Rio de Janeiro e é um exemplo a outros municípios.


“A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) seguirá apoiando a Prefeitura de Niterói no fortalecimento do Núcleo e da rede pública local para o melhor atendimento de refugiados e migrantes que enxergaram em Niterói um caminho para recomeçar e para contribuir com a comunidade acolhida. A capacitação de hoje faz parte dessa cooperação e demonstra o compromisso do município com a pauta", reforçou.


O coordenador de programas da OIM no Rio de Janeiro, Diogo Félix ressaltou que a capacitação da equipe do núcleo e de outros funcionários da prefeitura foi um compromisso que a OIM assumiu quando assinou o acordo de cooperação com Niterói.


"Estamos muito satisfeitos com o resultado e o empenho do município em desenvolver um atendimento qualificado para pessoas migrantes e refugiadas. Niterói tem potencial para se tornar uma referência para outros governos locais em matéria de política pública migratória", falou o coordenador da OIM.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói



Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page