top of page

Niterói cria o seu Observatório do Trabalho

Foi criado hoje (2/3), através de decreto do prefeito Axel Grael, o Observatório do Trabalho de Niterói. O objetivo é analisar, produzir e monitorar dados sobre emprego e renda para traçar políticas públicas capazes de alavancar a geração de empregos na cidade, em meio à pior crise econômica da história, que excluiu 14 milhões de brasileiros do mercado de trabalho formal.


Brizola Neto / Valter Campanato- Agência Brasil

Participam da iniciativa representantes de várias secretarias do governo municipal. O grupo irá monitorar indicadores da PNAD Contínua do IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que avalia a força de trabalho no país), e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), para gerar diagnósticos e definir ações. A gestão ficará a cargo do Coordenador de Trabalho e Renda de Niterói, Brizola Neto.


A partir dos indicadores da PNAD Contínua e do CAGED, o Observatório irá traçar um panorama detalhado da situação atual de trabalho e renda do município. Esses dados serão somados a uma análise das políticas públicas atualmente implementadas pela prefeitura — tendo por base os registros administrativos das secretarias municipais — e que impactam diretamente na geração e manutenção do emprego e da renda.


Segundo Brizola Neto, a primeira reunião deve acontecer na semana que vem, e o primeiro relatório produzido pelos membros do Observatório será entregue até o dia 10 de abril, antes do lançamento do Plano de Metas do Município e do balanço dos 100 primeiros dias de governo do prefeito Axel Grael.


"Nós vamos aferir o impacto de programas como o 'Empresa Cidadã' e o 'Renda Temporária', por exemplo, que têm garantido a renda das famílias durante a pandemia, e também avaliar o potencial de empregabilidade de projetos que estão programados, como as obras de revitalização do Centro e do Fonseca. Com todos os dados em mãos, poderemos criar políticas de estímulo mais precisas à geração de empregos em Niterói e garantir renda para os trabalhadores da cidade", adiantou o coordenador.


Nesta primeira reunião, os integrantes do Observatório irão definir quais indicadores serão acompanhados por cada secretaria envolvida. De acordo com Brizola Neto, no caso da Coordenadoria de Trabalho e Renda serão monitorados os números relativos à taxa de desemprego no Brasil e no estado do Rio; o estoque de empregos formais na indústria, serviços e comércio de Niterói; além do saldo de empregos formais (admissões-demissões).


O colegiado atuará de forma integrada ao ObservaNit — plataforma de acompanhamento dos resultados das principais políticas públicas do município, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG).


Integram o Observatório do Trabalho representantes das secretarias Executiva (SEXEC), de Desenvolvimento Econômico (SEDEM), de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), de Fazenda (SMF), de Ações Estratégicas (SAE), e o Núcleo de Gestão Estratégica (NGE) do Escritório de Gestão de Projetos (EGP).

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page