top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Niterói não poderá mais comprar vacinas Coronavac


ree

Niterói não poderá mais fazer a compra de 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac diretamente do Instituto Butantan, conforme estava previsto em memorando assinado pela prefeitura com a instituição paulista. O prefeito Axel Grael (PDT) anunciou no final da tarde desta segunda-feira que, em conversa por videoconferência com o governador de São Paulo, João Doria informou que não poderia honrar o compromisso pelo fato de o Butantan haver assinado um contrato de exclusividade com o Ministério da Saúde para fornecimento da vacina contra a convid-19.

“Vamos, portanto, integrar o plano de imunização do Governo Federal, que promete vacinação simultânea em todo o País”, afirmou Axel. “Já entrei em contato com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde, Fiocruz e Butantan para comunicar que Niterói está preparada para iniciar a vacinação ainda este mês, com equipes e insumos necessários.”

Em uma das mensagens, o prefeito chegou a comemorar a compra integral das vacinas do Butantan pelo Ministério da Saúde como uma “vitória do SUS”, mas alertou sobre a urgência da vacinação. “No entanto, é urgente que o Governo Federal coloque em prática o Plano Nacional de Imunização, do qual Niterói fará parte”, afirmou”.

“Importante lembrar que, em dezembro, antes desta decisão do Governo Federal, o prefeito Rodrigo Neves assinou um memorando de intenções para a compra da Coronavac, que agora terá toda a sua produção vendida para o Governo Federal. Fomos a única cidade fluminense a participar do esforço mundial pela vacina, ao participar dos testes da fase 3 pela Coronavac, que alcançou excelente resultado imunizando 100% para casos graves e moderados e 78% para casos leves”, relembrou o prefeito.


Surpresa e desconfiança

O vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, estranhou a quebra de palavra e disse que fará um requerimento à prefeitura com um pedido de informações acerca do memorando que o ex-prefeito Rodrigo Neves anunciou ter sido assinado com o Butantã.

“Muito estranho esse não cumprimento de palavra, que teria sido assinada. Quero ver uma cópia desse documento”, disse, desconfiado, o vereador. Paulo Eduardo, porém, não considera imperativo que a vacinação seja feita com o imunizante do Butantan. “Não carimbamos a Coronavac”, afirmou. Mas a dependência de uma vacina fornecida pelo Ministério da Saúde torna, na sua opinião, o programa de vacinação em Niterói mais imprevisível.

“É tudo uma grande incógnita. Não temos uma data precisa para iniciar a vacinação pelo governo federal. O ministro da Saúde disse que vai começar ‘no dia D e na hora H’...”, disse o vereador.


Logística pronta em uma semana

Em live do Fecebook junto com Axel Grael e outros secretários municipais, o secretário de Saúde do município, Rodrigo Oliveira, disse que “Niterói estará pronta para fazer a vacinação em uma semana”, referindo-se à logística da operação, mas eles não puderam precisar quando a cidade irá receber as vacinas do governo federal.

“Fechamos a compra de seringas e agulhas, já nos precavendo, caso o Ministério da Saúde não tenha os insumos necessários”, informou o secretário. Segundo ele, serão 54 pontos de vacinação na cidade, entre as unidades básicas de saúde, as policlínicas e as unidades do programa Médico de Família, além do posto drive thru que já funciona em Piratininga, na saída do túnel Charitas-Cafubá, para testes de diagnóstico da covid-19.

A vacinação em Niterói seguirá o cronograma definido pelo Ministério da Saúde, começando pelo pessoal da área médica e pessoas acima de 60 anos, mas haverá agendamento através do programa Dados do Bem.


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page