top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

No Brasil de Bolsonaro, falta 'kit intubação' e sobra cloroquina


ree
(Reprodução)

Quase metade dos municípios brasileiros estão sob risco de ficar sem insumos e medicamentos para o kit intubação de pacientes com Covid-19. É o que diz um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado nesta quinta-feira (1º). De acordo com os dados coletados, 44,7% das cidades brasileiras enfrentam "risco iminente" do hospital da sua região ficar sem o kit intubação.

O mesmo não se pode dizer da cloroquina, medicamento rejeitado pela Anvisa e pelas agências internacionais de saúde e também a OMS para o tratamento contra a Covid-19. O Exército tem ainda em estoque 317,6 mil comprimidos do remédio, mesmo com a baixa procura dos estados e municípios pelo medicamento. No ano passado, o Exército realizou a fabricação de cerca de 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina. Entre os meses de março e abril de 2020, com apoio do presidente Jair Bolsonaro, que apostava na eficiência do remédio e mesmo diante de todas as negativas científicas foram produzidos 1,25 milhão de comprimidos. Os números foram obtidos pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que conseguiu o levantamento, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Já em relação ao chamado "kit covid" de produtos necessários para realizar a intubação de um paciente, como anestésicos e relaxantes musculares, a escassez ameaça mais de mil municípios brasileiros.

Dos 5.568 municípios brasileiros, 2.553 responderam ao questionário da CNM. Dos que responderam, 1.141 reportaram escassez de insumos.

Outro dado apontado pela pesquisa é que 625 municípios (24,5% do total) estão prestes a ficar sem oxigênio.

A pesquisa revela também que 37,1% dos municípios que responderam ao questionário estão em lockdown. O levantamento considerou lockdown como o fechamento total das atividades não essenciais, para conter a propagação da Covid-19.

O Brasil enfrenta o pior momento da pandemia. Nesta quarta-feira (31), foram 3.869 novas mortes pela Covid-19 – o maior número de óbitos causados pela doença em 24 horas desde o início da pandemia no país.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page