No Fio da História: CIA, o braço terrorista do império
- Mehane Albuquerque
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
A tentativa de fuga de Jair Bolsonaro, frustrada pela sua prisão no dia 22 de novembro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, revela as várias formas de atuação da CIA, com seu provável envolvimento nesta ação fracassada. A surpresa e decepção do presidente norte-americano, Donald Trump, demonstrada na entrevista transmitida na última edição do programa, quando ele afirmou que pretendia se encontrar em breve com o apenado ex-presidente brasileiro, ainda sem saber da sua prisão, é um dos indícios evidentes dessa trama que atentaria gravemente contra a soberania do Brasil.

A Justiça brasileira foi mais rápida e tirar Bolsonaro, agora, da sua cela na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, é algo mais complexo. Mas a trajetória dessa agência, desde a sua criação, em 1947, revela uma história macabra de assassinatos, golpes de estado, interferências diretas em países soberanos e a defesa dos amigos do império, desde Fulgêncio Batista até Bolsonaro.
Sobre isso - e as ações terroristas, com envolvimento direto da CIA, determinadas por Trump contra a Venezuela, com ordens inclusive para eliminar o presidente Nicolás Maduro - fala, nesta edição de 'No Fio da História', o jornalista americano Timothy Rush, correspondente em Washington do Executive Intelligence Review, veículo de mídia independente dos Estados Unidos, parceiro do Toda Palavra.
Ainda nesta edição, No Fio da História aborda o cerco norte-americano contra a Venezuela, com a ordem abusiva de Trump para o fechamento do espaço aéreo venezuelano, e traz, desde Caracas, um depoimento da presidente da rede de televisão TeleSur, Patricia Villegas, sobre o momento atual vivido pela população do país, enquanto aguarda o desfecho da crise.
O programa também trata de mais um escândalo, revelado por investigações da Polícia e da Receita Federal, depois do estouro do Banco Master, envolvendo relações promíscuas entre políticos de direita e grupos econômicos.
No Fio da História é produzido pelo TODA PALAVRA e tem estreias sempre às quartas-feiras, às 19h, no Canal do TODA PALAVRA no YouTube. A apresentação é do jornalista Luiz Augusto Erthal, com comentários do analista político Brizola Neto.
Assista:






