top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

PF faz busca em vara da Lava Jato onde Moro atuou como juiz


O empresário e ex-deputado Tony Garcia e o ex-juiz e senador Sérgio Moro (Foto: Reprodução e Agência Brasil)
O empresário e ex-deputado Tony Garcia e o ex-juiz e senador Sérgio Moro (Foto: Reprodução e Agência Brasil)

Agentes da Polícia Federal (PF) realizaram na manhã desta quarta-feira (3) uma operação de busca e apreensão na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde se originou a Lava Jato. A diligência, para recolher documentos e arquivos, foi autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é relator de uma investigação sobre supostas irregularidades na condução de casos criminais pela Justiça Federal do Paraná. Um dos alvos é o senador Sérgio Moro (União-PR), antigo juiz titular da vara responsável pela Lava Jato.


O inquérito sigiloso foi aberto no ano passado a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), após apurações da Polícia Federal (PF) terem apontado a necessidade de aprofundar as investigações sobre denúncias feitas pelo empresário e ex-deputado estadual do Paraná Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia.


O caso remonta a um acordo de colaboração premiada firmado em 2004 por Garcia, após ele ser preso pela PF sob a acusação de gestão fraudulenta do Consórcio Nacional Garibaldi, em processo anterior à Lava Jato. Garcia afirma ter sido coagido pelo então juiz Sergio Moro. A coação teria ocorrido no caso Banestado, quando o ex-parlamentar disse ter sido forçado a atuar como uma espécie de “agente infiltrado”, realizando gravações e monitoramentos clandestinos contra autoridades, incluindo desembargadores do TRF-4 (tribunal no qual o presidente Lula viria a ser julgado), integrantes do Tribunal de Contas do Paraná e políticos com prerrogativa de foro.


Em nota enviada à imprensa, Moro afirmou que as buscas desta quarta "apenas confirmarão que os relatos de Tony Garcia são mentirosos". O parlamentar disse que "não tem qualquer preocupação com o amplo acesso pelo STF aos processos que atuou como juiz".


"Não houve qualquer irregularidade no processo de quase 20 anos atrás que levou à condenação de Tony Garcia por ter se apropriado de recursos de consorciados do Consórcio Garibaldi", diz o texto.


Moro defende que o Supremo não tem competência para julgar o caso, uma vez que os fatos investigados não têm relação com sua atividade parlamentar ou como ministro da Justiça.


A Justiça Federal do Paraná disse que não vai se manifestar.

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page