Nova Délhi sedia 1ª reunião dos sherpas do BRICS sob presidência da Índia em 2026
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Em Nova Délhi, na Índia, ocorreu a primeira reunião de 2026 dos sherpas e sous-sherpas do BRICS, na qual foram discutidas as principais iniciativas do ano e o processo de preparação para o XVIII cúpula do grupo. O secretário de Relações Econômicas do Ministério das Relações Exteriores e sherpa da Índia, Sudhakar Dalela, destacou as prioridades da presidência indiana, conforme relatado pela ANI, parceira da TV BRICS.
De acordo com o diplomata, a Índia, ao assumir a presidência, orientou suas ações pelos princípios de humanidade e foco nas pessoas, com o slogan principal sendo "Construindo para resiliência, inovação, cooperação e sustentabilidade".
O vice-ministro das Relações Exteriores e sherpa da China, Ma Zhaoxu, mencionou que o presidente da China, Xi Jinping, propôs a ideia de "desenvolvimento de alta qualidade por meio de uma cooperação mais ampla dentro do BRICS" nas áreas de inovações e tecnologias verdes. O diplomata destacou a importância do intercâmbio mais estreito entre os povos e a busca pela paz e justiça. Ma Zhaoxu também reafirmou a disposição da China em colaborar com a Índia, presidente do grupo, e com os outros membros e parceiros do BRICS para aprofundar a cooperação prática, otimizar os mecanismos de trabalho, fortalecer a coordenação multilateral e defender a justiça internacional. A informação foi divulgada pelo serviço de imprensa da chancelaria chinesa.
Pela primeira vez, a reunião contou com a participação de Belarus, parceiro do BRICS. O embaixador de Belarus na Índia, Mikhail Kasko, agradeceu o convite e destacou que os países parceiros não haviam participado anteriormente de encontros desse tipo, conforme informado pelo MRE belarusso.
Kasko transmitiu uma mensagem do presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, que expressou confiança de que o ano da presidência da Índia trará novas conquistas e fortalecerá a posição do BRICS como uma estrutura internacional influente. Belarus também propôs compartilhar seu potencial tecnológico e suas realizações nas áreas de segurança alimentar e hídrica, com o objetivo de promover o desenvolvimento harmonioso dos países do BRICS. Além disso, o país confirmou seu interesse em aderir ao Novo Banco de Desenvolvimento, que contribuirá para a realização do potencial econômico de todos os membros e parceiros do grupo.
Em 2026, a Índia, um dos países fundadores do BRICS, lidera pela primeira vez o grupo expandido, que agora conta com 10 países. A Índia já havia presidido o BRICS em 2012, 2016 e 2021.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA






