top of page

Nova reitoria da UERJ toma posse

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (10/1), no Palácio Guanabara, o governador Cláudio Castro deu posse à nova reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No cargo de reitora, assume a Dra. Gulnar Azevedo e Silva e como vice-reitor, tomou posse o professor do Instituto de Letras Bruno Deusdará. Ambos foram eleitos pela comunidade acadêmica para liderar a instituição no período de 2024 a 2027.

O governador Cláudio Castro, chanceler da universidade, falou da importância da UERJ e destacou o respeito do Governo do Estado à instituição.


"Desejo aos novos reitores uma gestão com muitos frutos à frente desse patrimônio do Rio de Janeiro, que é a UERJ. Tenho muito respeito por esta instituição. Nos últimos três anos, não contingenciamos nenhum recurso destinado para a Uerj porque entendemos sua relevância na sociedade, principalmente para o desenvolvimento do nosso estado. Com esta nova fase na Uerj, reiteramos nosso compromisso de trabalhar para fortalecer as nossas universidades", ressaltou o governador.


A UERJ volta a ter uma mulher como reitora, 24 anos depois da médica Nilceia Freire, que esteve no cargo de 2000 a 2003. A nova reitora, empossada pelo Governador Cláudio Castro, destacou o papel da universidade no desenvolvimento do Estado.


"Assumo essa missão com muita responsabilidade. Os desafios dessa gestão não serão apenas técnico-administrativos, mas principalmente os relacionados à potencialização dos vínculos concretos no desenvolvimento humano, social e econômico do país, em particular no Rio de Janeiro", declarou a reitora.

Mauro Azevedo Neto, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vice-chanceler da UERJ, destacou que a UERJ está entre as dez melhores universidades do Brasil.


"A UERJ é uma instituição de importância não só estadual, mas de âmbito mundial. Tenho muito carinho e atenção com a instituição e seguiremos trabalhando para que ela se desenvolva e para que continue desenvolvendo seu papel na sociedade".


Reitora e Pesquisadora


A Dra. Gulnar Azevedo e Silva possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é titular do Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro e foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).


Foi coordenadora de prevenção do Instituto Nacional de Câncer entre 2003 e 2007. É professora do Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro (IMS) da UERJ desde 2000, onde foi diretora entre 2016 e 2020, tendo sido aprovada como professora titular em janeiro de 2019.


Atualmente desenvolve pesquisas no campo da epidemiologia de doenças crônicas não-transmissíveis com ênfase na epidemiologia aplicada à avaliação de políticas de prevenção e controle do câncer.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page