top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

O eco das urnas na Câmara - Por Paulo Eduardo Gomes

As urnas nos trazem novos rostos e velhas práticas


*Paulo Eduardo Gomes


ree

Ao cabo das apurações, conhecidos os resultados eleitorais, a maior parte dos olhos da sociedade se volta para a Câmara de Vereadores com a curiosidade acerca da tão badalada, mas quase sempre não concretizada, renovação dos personagens! Todos reclamam caras novas, como se a renovação de rostos, por si só, pudesse, como um passe de mágica ou de sorte, definir uma composição do Poder Legislativo que viesse a agir à altura dos principais objetivos daquele poder e dar cabo dos principais desafios de uma cidade complexa e que, não raro, testemunha profundas desigualdades que se arrastam por sucessivos governos à espera de soluções estruturais definitivas.


No dia a dia da atuação do Poder Legislativo, as decepções começam a aparecer. Em boa parte porque a percepção e as expectativas da população são equivocadas, quando não distorcidas. Vereadores são eleitos para elaborar, em conjunto com o prefeito, as principais leis que definem diretamente o que será feito com os impostos que pagamos. A cidade não é melhor ou pior porque temos muitas ou poucas leis. Ela será tão melhor quanto for maior e mais qualificada a fiscalização dos vereadores sobre a aplicação dos recursos do tesouro municipal. Aí começam os problemas.


A esmagadora maioria dos Vereadores não quer fiscalizar absolutamente nada. Ao contrário, através de relações tradicionalmente fisiológicas, e isso não depende do rosto bonito ou feio, jovem ou idoso, do vereador eleito, se comportam como apêndice homologatório das vontades do prefeito de plantão. Analisemos a composição da Câmara recém eleita: renovação de nomes e rostos de cerca de 40%, oito nomes, dos quais metade (4) se juntará aos onze reeleitos que sistematicamente votam com o governo, qualquer que seja o governo e quaisquer que sejam as propostas.


O novo governo Axel-Bagueira já começará com um grande problema que será a escolha de seu líder, pois perdeu aquele que liderou o governo durante décadas na Câmara. Pelas nomeações já anunciadas, se confirmadas, verifica-se a ascendência do prefeito atual sobre o futuro governo e pelo retorno da velha prática populista dos governos do PDT e de seus aliados, aqui incluído o PT, de convocar os vereadores eleitos para ocupar secretarias municipais, deixando a composição da Câmara mais subalterna aos desejos e projetos do governo nos próximos quatro anos. Quem viver verá!


*Paulo Eduardo Gomes é vereador pelo PSOL

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page