top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

OMS: pandemia do Brasil é 'profundamente preocupante'


ree
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros

O atual estágio de contágio da pandemia da Covid-19 no Brasil é "profundamente preocupante" e medidas sérias precisam ser tomadas para lidar com o aumento de casos e mortes no país, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (12).

“A situação é profundamente preocupante e as medidas que devem ser tomadas devem ser as mais sérias possíveis”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, que ainda acrescentou: "Estamos muito preocupados. Não apenas pelo número de casos, mas pelo aumento no número de mortes” - as mortes diárias já ultrapassarem a marca de 2 mil.

Tedros afirmou estar decepcionado com o desempenho brasileiro na gestão da pandemia, uma vez que o sistema de saúde nacional, o SUS, é considerado modelo em todo o mundo.

“Eu esperava que o Brasil pudesse ter um melhor desempenho nas pandemias por causa do seu forte sistema de vigilância em saúde”, afirmou.

Sem fazer críticas diretas ao governo brasileiro, o dirigente da OMS destacou que a população deve receber “mensagens claras das autoridades de saúde” sobre a situação para saber como agir. De fato, as ações dos governos municipais e estaduais são contrastantes com a postura negacionista do presidente Jair Bolsonaro desde o início da pandemia, deixando parte da população brasileira desorientada em relação ao comando.

O diretor de emergências, Michael Ryan, por sua vez, destacou que desde o último alerta da OMS ao Brasil, no último dia 5, os casos e as mortes por Covid subiram ainda mais.

“O sistema de saúde está com uma grande pressão no momento. Muitos países da América Latina estão caminhando na direção certa, mas não é o caso do Brasil”, afirmou Ryan.

A principal preocupação ainda é com a variante P.1, identificada pela primeira vez em Manaus e que já se espalhou para vários estados brasileiros e ao menos outros 24 países.

"O que acontece no Brasil tem conseqüências mundiais”, disse Ryan.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page