Operação Segurança Presente é ampliada em São Gonçalo
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Operação Segurança Presente é ampliada em São Gonçalo


Foto: Divulgação/PMSG

São Gonçalo passou a contar com reforço no policiamento da cidade a partir desta quarta-feira (24/3). O governador Cláudio Castro (PSC) anunciou a expansão da operação São Gonçalo Presente, numa ação articulada com a prefeitura, que ficará responsável pelo planejamento estratégico do patrulhamento com as novas equipes, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública.


O início da expansão aconteceu na manhã desta quarta-feira (24/3), em São Gonçalo, em solenidade restrita, devido à pandemia do novo coronavírus, no prédio que abrigou o Centro de Integração do Comperj, no bairro Estrela do Norte. Ao todo, serão mais 115 agentes nas ruas, totalizando efetivo diário de 155 profissionais só no programa.


A instalação do programa na cidade foi temas de cobranças do prefeito Capitão Nelson quando ainda era deputado estadual, em janeiro de 2020. Na ocasião, ele já vinha conversando com o governador Cláudio Castro para viabilizar e antecipar a expansão e reforçar o policiamento no município, que foi uma de suas promessas de campanha.


“O combate à criminalidade é um dos principais anseios da população de São Gonçalo. Vamos trabalhar diariamente, sem descanso, durante todo o meu governo, para atingir este objetivo. Sabemos das dificuldades, mas também temos experiência e a articulação necessárias para envolver todas as forças de segurança, municipais, estaduais e federais, em ações que, de fato, reduzam a violência em nossa cidade”, garantiu o prefeito Capitão Nelson.


A Operação São Gonçalo Presente estará ligada diretamente às secretarias de Estado de Governo e Municipal de Ordem Pública, que estão trabalhando de forma integrada para reforçar o patrulhamento dentro das características originais do projeto: equipes com três agentes, militares e civis, dos quais um atua especificamente na filmagem das abordagens, além de apoio de assistentes sociais.


Segundo o secretário municipal de Ordem Pública de São Gonçalo, major David Ricardo Gonçalves Costa, as equipes irão atuar de 5h às 23h, todos os dias, em motos e viaturas, exclusivamente em áreas urbanas de grande movimentação e concentração de estabelecimentos comerciais. Todo o planejamento das rondas seguirá as informações obtidas a partir da mancha criminal do município, visando à redução dos índices de violência.


O major David, que ocupou o cargo de coordenador operacional do Segurança Presente no Estado do Rio de Janeiro de agosto a dezembro do ano passado, e também coordenou a operação em várias regiões, entre elas Lapa e Centro do Rio e nos municípios de Niterói e Nova Iguaçu, destaca que as equipes atuarão de forma proativa, com abordagem direta a suspeitos, em ações preventivas.


“Estamos retomando as características originais do programa, buscando maior proximidade com a sociedade, integração com as demais forças de segurança, num trabalho coordenado para devolver à população a tranquilidade de andar nas ruas e garantir a sensação de segurança nas áreas comerciais. São Gonçalo Presente nossa vitoriosa história começa hoje”, destacou o major David.


Estiveram presentes o secretário de Estado de Governo, André Lazaroni; o prefeito Capitão Nelson; o vice-prefeito Sérgio Gevu; o superintendente da Operação Segurança Presente, tenente-coronel Rodrigo Laviola; o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo; o chefe de gabinete Rui Aguiar, que representou o presidente da Alerj, André Ceciliano; o secretário municipal de Ordem Pública de São Gonçalo, Major David Ricardo, o presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, Lecinho, além de deputados estaduais, secretários e vereadores.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page