Países do BRICS têm 90% do comércio em moedas nacionais
- Mehane Albuquerque
- 29 de abr.
- 2 min de leitura
Os países do BRICS vêm trabalhando para garantir transações sem intermediários, e os resultados já são expressivos: 90% das trocas comerciais da Rússia com as nações do grupo em 2024 foram realizadas em moedas nacionais. A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, em entrevista ao jornal O Globo.

"Entre nossas prioridades está a construção de mecanismos de pagamento resilientes. A declaração da Cúpula de Kazan 2024 menciona iniciativas como o Sistema de Pagamentos Transfronteiriços, infraestrutura de compensação e liquidação, uma companhia de resseguros e uma Nova Plataforma de Investimentos", destacou Lavrov, acrescentando que essas iniciativas criam condições favoráveis para o crescimento do comércio e dos investimentos.
Sobre a criação de uma moeda única do BRICS, Lavrov afirmou que o tema só deve ganhar tração quando as condições financeiras e econômicas forem favoráveis. No momento, o foco permanece na expansão do uso de moedas nacionais nas transações.
O chanceler russo também destacou o crescente papel do BRICS no cenário global:
"Hoje, o é um centro onde se harmonizam os interesses das principais nações da maioria global. No BRICS, os princípios de igualdade, respeito mútuo e equilíbrio de interesses são plenamente respeitados por todos os participantes".
Para Lavrov, o BRICS atrai países que buscam cooperação igualitária e benéfica para todos. Em 2024, a associação aprovou o convite para que a Indonésia se juntasse como membro pleno.
O chanceler russo também foi questionado sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU. Ele defendeu maior representação da África, Ásia e América Latina no órgão internacional e citou o Brasil e a Índia como candidatos naturais para assentos permanentes.
Antes disso, Lavrov esteve no Rio de Janeiro para participar da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores do BRICS. Ele se reuniu com seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, para discutir a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia e temas de cooperação bilateral.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA (*com informações do Jornal O Globo)
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
bacan4d
situs toto slot gacor