top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Países do BRICS têm 90% do comércio em moedas nacionais

Os países do BRICS vêm trabalhando para garantir transações sem intermediários, e os resultados já são expressivos: 90% das trocas comerciais da Rússia com as nações do grupo em 2024 foram realizadas em moedas nacionais. A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, em entrevista ao jornal O Globo.

Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia

"Entre nossas prioridades está a construção de mecanismos de pagamento resilientes. A declaração da Cúpula de Kazan 2024 menciona iniciativas como o Sistema de Pagamentos Transfronteiriços, infraestrutura de compensação e liquidação, uma companhia de resseguros e uma Nova Plataforma de Investimentos", destacou Lavrov, acrescentando que essas iniciativas criam condições favoráveis para o crescimento do comércio e dos investimentos.


Sobre a criação de uma moeda única do BRICS, Lavrov afirmou que o tema só deve ganhar tração quando as condições financeiras e econômicas forem favoráveis. No momento, o foco permanece na expansão do uso de moedas nacionais nas transações.


O chanceler russo também destacou o crescente papel do BRICS no cenário global:


"Hoje, o é um centro onde se harmonizam os interesses das principais nações da maioria global. No BRICS, os princípios de igualdade, respeito mútuo e equilíbrio de interesses são plenamente respeitados por todos os participantes".


Para Lavrov, o BRICS atrai países que buscam cooperação igualitária e benéfica para todos. Em 2024, a associação aprovou o convite para que a Indonésia se juntasse como membro pleno.


O chanceler russo também foi questionado sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU. Ele defendeu maior representação da África, Ásia e América Latina no órgão internacional e citou o Brasil e a Índia como candidatos naturais para assentos permanentes.


Antes disso, Lavrov esteve no Rio de Janeiro para participar da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores do BRICS. Ele se reuniu com seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, para discutir a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia e temas de cooperação bilateral.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA (*com informações do Jornal O Globo)

banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page