top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Países que ingressarão no BRICS já estão contribuindo com o bloco

Os países que se juntarão ao BRICS em 2024 já estão contribuindo para o trabalho do grupo em todas as áreas principais. O Ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, disse isso em uma reunião com representantes dos comitês parlamentares de assuntos internacionais dos países membros do BRICS. O evento foi transmitido pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

"A integração harmoniosa de novos participantes nos mecanismos existentes do BRICS é uma das principais prioridades da presidência russa neste ano. Vemos pelos resultados dos eventos em nível de sherpas, sous-sherpas e em outros formatos que os novos recrutas já estão dando sua contribuição única para nosso trabalho comum em áreas-chave da agenda", ressaltou Lavrov.


Ele observou que o envolvimento de uma ampla gama de países em desenvolvimento na interação com o BRICS contribuirá para uma maior consolidação dos esforços da maioria mundial para resolver problemas comuns.


Serguei Lavrov enfatizou que a cooperação entre os estados do BRICS é baseada no diálogo igualitário, na consideração dos interesses de cada um e no respeito pela escolha dos países de seu próprio caminho de desenvolvimento. Segundo ele, a Rússia considera lógico e natural o interesse crescente de cada vez mais países do Sul global no BRICS.


O BRICS passou por duas ondas de expansão desde sua fundação em 2006. Em 2011, a África do Sul juntou-se ao grupo original de membros formado por Brasil, Rússia, Índia e China e, em agosto de 2023, foram convidados seis novos membros: Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Posteriormente, a Argentina se recusou a entrar no grupo e os cinco países restantes passaram a fazer parte do grupo a partir de 1º de janeiro de 2024.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page