top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Parque Orla de Piratininga é destaque em evento de sustentabilidade

O projeto do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), da Prefeitura de Niterói, foi apresentado nesta quarta-feira (11/8) como destaque no webinar "Soluções Baseadas na Natureza, biodiversidade e cidades", do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. O prefeito Axel Grael falou sobre a experiência da cidade na construção da iniciativa, que já é reconhecida internacionalmente. Durante o evento online, o município ainda assinou a Declaração de Edimburgo, um documento de posicionamento dos Governos Subnacionais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020.

ree
Imagem: captura de tela

O Parque Orla é um projeto no entorno da Lagoa de Piratininga que tem o objetivo de proteger os ecossistemas da lagoa, além de tratar as águas de drenagem urbana e, assim, contribuir para a recuperação do Sistema Lagunar. A previsão é que todo o trabalho para a implantação do POP esteja concluído em setembro de 2022. Estão em andamento as obras de infraestrutura verde e revegetação, além de intervenções para urbanização da área, com implantação de pavimentação e drenagem, praças e ciclovias. O parque contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte.


Em 2020, devido ao projeto do POP., o município foi citado como uma das 10 cidades brasileiras que adotam tecnologias conhecidas como Soluções Baseadas na Natureza (SBN), em uma publicação da Comunidade Europeia, “The EU-Brazil Sector Dialogue on nature – based solutions”.


No webinar desta quarta, o prefeito de Niterói, Axel Grael, pontuou que o encontro foi fundamental para dar visibilidade a experiências inovadoras e que motivam outras cidades a avançarem em soluções baseadas na natureza.


“Os investimentos em sustentabilidade são fundamentais para a sobrevivência das cidades. Niterói faz uma aposta na sustentabilidade de maneira prioritária e estratégica, sobretudo neste momento de pós-pandemia, de retomada da economia e do cotidiano. Nossa cidade tem vocação para o ecoturismo, com parques, lagoas, a Baía de Guanabara, mar aberto, diversidade geomorfológica. A recuperação das lagoas e as trilhas abrem uma série de possibilidades de renda e emprego. Os esportes praticados nas áreas verdes melhoram a qualidade de vida. O fato de termos mais da metade do território protegido é motivo de orgulho e poder ser referência nesta agenda nos impulsiona cada vez mais”, destacou.


Durante o encontro, Niterói anunciou a assinatura da Declaração de Edimburgo, sinalizando o compromisso municipal de realizar ações transformadoras para alcançar objetivos e ambições definidas no marco global de biodiversidade. A gerente de Mudança do Clima e Biodiversidade do ICLEI América do Sul, Sophia Picarelli, parabenizou a movimentação de Niterói.


“Ficamos muito felizes que Niterói faça parte desse grande pacto global, reconhecendo a importância da movimentação local para a ação planetária. Esperamos que várias cidades se inspirem no exemplo da cidade para se conectar ao marco global. Niterói nos mostra que novos caminhos para as cidades são possíveis”, disse.


A construção da Declaração, um movimento participativo chamado “processo de Edimburgo para os governos infranacionais e locais sobre o desenvolvimento do quadro mundial para a biodiversidade pós-2020”, é uma iniciativa do Governo da Escócia em parceria com diversas organizações internacionais, e buscou expressar os anseios, as contribuições, as demandas e os compromissos comuns dos governos locais de todo o mundo na adoção e implementação da agenda pós 2020.


O webinar


O encontro "Soluções Baseadas na Natureza, biodiversidade e cidades" faz parte de uma série de 4 webinars que, através do projeto Novo Acordo pela Natureza e para as Pessoas (WWF-Brasil e ICLEI América do Sul), tem como objetivo contribuir com o fortalecimento do papel dos governos locais e subnacionais na sistematização e implementação das perspectivas brasileiras para o Marco Pós-2020 da Biodiversidade.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page