PDT marca presença em ato pela soberania no Rio de Janeiro
- Mehane Albuquerque
- há 2 horas
- 1 min de leitura

Cerca de mil pessoas, entre jovens, estudantes, trabalhadores mulheres e idosos, participaram nesta sexta-feira (1/8) do ato pela soberania nacional realizado no Centro do Rio. Por volta das 17h, eles caminharam da Candelária até o Consulado dos Estados Unidos, na Avenida Presidente Wilson, onde lideranças discursaram no alto de um trio elétrico.

A manifestação no Rio de Janeiro foi convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e por vários movimentos sociais, e contou com a participação ativa da Juventude Socialista, do Movimento Reinventar e da Ação Popular Revolucionária (APR) do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O ato fez parte de uma ação desencadeada hoje, com a realização de manifestações pró-soberania em várias cidades do país. Em Brasília, os participantes queimaram a bandeira dos Estados Unidos e o boneco de Trump em frente à Embaixada.
O vereador de Niterói Jhonatan Anjos, do PDT, participou do ato e falou em defesa das riquezas e do grande potencial do país. Sem citar o nome de Eduardo Bolsonaro, o vereador pedetista criticou o parlamentar brasileiro "eleito pelo povo", mas que trabalha contra o próprio país no exterior, e o chamou de "traidor da pátria". Confira:
Convidado a discursar, o secretário-geral nacional da Ação Popular Revolucionária (APR), Daniel Albuquerque, disse que os Estados Unidos temem o poder da China e do BRICS e lembrou que a construção de uma nova ordem mundial está em curso.
Daniel citou Leonel Brizola e chamou o povo para cantar o Hino da Independência, que o saudoso líder pedetista costumava entoar em seus comícios e discursos. Assista: