top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

'Pela vida' e 'fora Bolsonaro' manifestações tomam o Brasil


ree
(Foto: Tânia Oliveira/CUT)

Manifestantes voltaram às ruas em dezenas de cidades do Brasil neste domingo (31) em novas carreatas e bicicletadas com o grito em defesa da vida e de "Fora, Bolsonaro!", pedindo o impeachment do presidente da república, no momento em que o país se aproxima de 10 milhões de pessoas infectadas e ultrapassa 224 mil mortes por Covid-19.

Com bandeiras e cartazes de protesto, motoristas e passageiros deixaram claro sua insatisfação com a gestão da pandemia pelo governo, incluindo a alta incidência de mortes neste momento e as dificuldades relacionadas à vacinação.

​Opositores culpam o presidente Jair Bolsonaro e membros de sua administração pela baixa adesão às medidas de isolamento, pela negligência no uso de máscaras e por minimizar a gravidade da pandemia da Covid-19, entre outras medidas classificadas por alguns juristas como crimes de responsabilidade, desde que o novo coronavírus chegou ao país, em fevereiro do ano passado.

​Em capitais como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a tranquilidade no trânsito, comum aos domingos, foi quebrada por buzinaços e gritos de "Fora, Bolsonaro!", como já tinha ocorrido no final de semana anterior.

O ato foi promovido por sindicatos, movimentos sociais e organizações de mulheres, de juventude e partidos políticos que compõem as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular e contou também com ocupação das redes com as hashtags #ForaBolsonaro, #VacinaJá e #CarreatasForaBolsonaro.

Para o presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, a segunda onda de protestos é só uma demonstração do que está por vir.

“Tivemos uma ampla participação da população contra este governo genocida num Brasil onde mil pessoas morrem por dia. Ruas ocupadas, filas de carros e panelaço nas janelas exigiram a vacinação urgente e o auxílio emergencial porque o povo não tem dinheiro nem para comprar arroz e feijão mais. Chega de enterrar pessoas morrendo com a Covid-19 ou de fome”, disse.

Em São Paulo, além da capital, carreatas ocorreram nas cidades de Guarulhos, Taubaté, Limeira, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Osasco, Carapicuíba, Sorocaba e Santos. As mobilizações contaram ainda com apoio internacional, com a realização da 4ª edição do "Stop Bolsonaro" mundial.

Rio e Niterói

Os protestos lembraram de um estudo australiano divulgado na última sexta-feira que mostra o Brasil como o pior país do mundo no combate à pandemia, numa lista de quase 100.

Durante a carreata em Niterói (RJ), o metalúrgico Edson Rocha disse que a mobilização é para mostrar que os trabalhadores estão do lado certo da história “protestando e denunciando os crimes de Bolsonaro e Mourão [Hamilton Mourão, vice-presidente da República], que juntos num projeto capitalista neoliberal, entregam nossas empresas ao capital estrangeiro, retiram direitos dos trabalhadores, deixam o povo sem emprego, ameaçam acabar com o SUS, não investem na saúde, na educação, na ciência, na cultura. Isso tudo com o país voltando ao mapa da fome, perdendo mais de 220 mil brasileiros”.

Na capital fluminense, uma carreata organizada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), denunciou o retorno escolar no formato presencial em meio ao crescimento em todo mundo de mortes e casos de Covid-19. A mobilização que encerrou no monumento Estácio de Sá também destacou a importância do auxílio emergencial e uma política de desenvolvimento para o país com geração de emprego e renda.

Pedidos de impeachment

Mais de 60 pedidos de impeachment foram apresentados contra Bolsonaro na Câmara dos Deputados, mas o presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está de saída, não colocou nenhum deles em discussão, apesar do crescente apelo popular. De acordo com uma recente pesquisa do Instituto Atlas, 53,6% dos brasileiros seriam favoráveis ao impedimento do atual chefe de Estado.

Veja a seguir fotos e vídeos das manifestações pelo país.


ree
Carreata no Rio de Janeiro (Reprodução)

ree




ree
Bicicletada pelo "Fora, Bolsonaro", em Curitiba (Foto: Reprodução)

ree
Manifestação em Porto Alegre (Reprodução)

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page