top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

Polícia estoura cartório da milícia em Rio das Pedras


(Reprodução)

A Força-Tarefa da Polícia Civil no combate às milícias prendeu nesta quarta-feira (9) a presidente da Associação de Moradores de Rio das Pedras e outros 18 suspeitos de integrarem as milícias da região, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A associação é apontada pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ) como cartório da milícia. A líder comunitária Maria Vanderleia de Sousa foi autuada em flagrante por roubo de energia elétrica, uma das fontes de exploração ilegal de serviços dos milicianos.

Além das prisões, a operação da Força-Tarefa mirou as fontes de renda da organização criminosa, que cobra taxas de segurança dos moradores e da venda de TV a cabo, água, internet, gás e energia elétrica. As comunidades da Muzema e da Gardênia Azul também foram alvos da ação.

Dois homens foram presos em flagrante enquanto extorquiam moradores e comerciantes da Gardênia, tendo sido apreendidos com eles material próprio para cobrança de taxas.

Citado pelo Globo, o diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), delegado Felipe Curi, disse que desde que a Força-Tarefa foi criada, a polícia já efetuou cerca de 650 prisões. "As ações deram um prejuízo a este tipo de organização criminosa na ordem de R$ 1,5 bilhão. Vamos continuar atuando. As ações não têm data para terminar. Estamos enfraquecendo as milícias e prendendo seus integrantes", disse.

Além das taxas cobradas, os milicianos faturam com a grilagem de terras, construções irregulares e transporte alternativo, entre outras atividades criminosas, sendo as transações imobiliárias as mais lucrativas.

Atuaram na operação: a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO), a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), a Delegacia do Consumidor (Decon), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), a Divisão de Capturas da Polícia Interestadual (DC-Polinter), a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), a Delegacia Fazendária (Delfaz) e a Delegacia de Combate às Drogas (DCOD).


Comments


banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page