Prefeito desautoriza secretária que suspendeu aulas em Caxias


(Reprodução)

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), deve anunciar nesta segunda-feira a exoneração da secretária de Educação do município, Cláudia de Araújo Viana. Fontes da própria secretaria dão como certa a saída, depois que a secretária determinou na sexta-feira a suspensão das aulas presenciais a partir desta segunda-feira (15), devido ao aumento de casos de suspeitas e confirmações de contaminação por Covid-19 em 27 escolas do município.

A decisão da secretária, baseada na regra que determina a realização de atividades pedagógicas de forma remota quando entra na fase vermelha para Covid-19, contrariou o prefeito, que, no sábado, divulgou uma comunicado desautorizando a secretária. O município está em fase vermelha, classificada como "alta".

No comunicado, o prefeito informa que todas as escolas da rede municipal de ensino deverão permanecer abertas e funcionando no sistema presencial. O texto não cita diretamente o ato da secretária de Educação, e informa que a prefeitura "está atenta e acompanhando diariamente a atualização do mapa de risco para Covid-19 no estado e, se for observada situação de risco iminente para a comunidade escolar, a rede será imediatamente informada e as medidas necessárias serão tomadas". O texto diz ainda que as escolas "estão adotando normas de higiene, distanciamento e medidas de contenção ao contágio do novo coronavírus, com muita responsabilidade e compromisso".

"A secretária cumpriu o protocolo em fechar as escolas mas o prefeito não aceitou, está fugindo do protocolo que diz quando estivermos em bandeira vermelha as aulas presenciais devem ser suspensas", disse uma fonte da secretaria de educação, pedindo para não ser identificada.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE), núcleo Duque de Caxias, vem acompanhando a situação e convocou uma assembleia geral para esta segunda-feira, para decidir sobre uma possível greve da categoria contra o retorno presencial das aulas.


A seguir, o comunicado da prefeitura:

"A Prefeitura de Duque de Caxias esclarece que as aulas continuam mantidas na rede municipal de educação. A PMDC está atenta e acompanhando diariamente a atualização do mapa de risco para Covid-19 no estado e, se for observada situação de risco iminente para a comunidade escolar, a rede será imediatamente informada e as medidas necessárias serão tomadas. As unidades escolares estão adotando normas de higiene, distanciamento e medidas de contenção ao contágio do novo Coronavírus, com muita responsabilidade e compromisso. Assim como todo o governo municipal que, para combater a doença, preparou a rede de saúde construindo o Hospital São José e ampliando o número de leitos no Hospital Moacyr do Carmo. A Prefeitura de Duque de Caxias agradece pelo empenho de todos neste momento tão difícil pelo qual todo o país está passando e ressalta que qualquer mudança com relação às aulas na rede municipal será informada através dos veículos oficiais de comunicação da PMDC."

vila_de_melgaco.jpg
Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3