Prefeitura de SG e IFRJ debatem cursos de qualificação


Foto: Divulgação

O prefeito Capitão Nelson recebeu, na tarde da última segunda-feira (27/9), representantes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que possui um polo no bairro de Neves, para debater a criação de novos cursos na unidade, avaliando a demanda e necessidades de qualificação da população de São Gonçalo.


“Estamos trabalhando para atrair investimentos com a chegada de grandes empresas para a cidade e a criação de novos cursos de qualificação precisa atender à demanda de profissionais dessas empresas que estão chegando ao município”, disse o prefeito Capitão Nelson.


O processo de estudo de demanda para a implantação de novas qualificações profissionais já está em andamento, avaliando a realidade local, faixa etária e escolaridade da população que futuramente será beneficiada pela implantação dos cursos.


O IFRJ já tem um termo de colaboração técnica com a Secretaria Municipal de Educação e, a partir do estudo de demanda que vem realizando, vai avaliar a possível implantação de cursos de especialização em Segurança do Trabalho, especialização em ensino de Ciências. Numa fase mais avançada dos estudos de viabilidade está a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a ser realizado em conjunto com o curso de qualificação de cuidador de idosos e o curso Técnico de Segurança do Trabalho.


O encontro entre o Executivo e representantes do instituto, também discutiu melhorias para o entorno da unidade, como melhoria de iluminação pública, atendendo às turmas que frequentam o local no período noturno, que foi prontamente feita pelo prefeito; e a melhor identificação da localização do IFRJ com o emplacamento, solicitada ao secretário de Transportes Fábio Lemos, a fim de orientar a localização de motoristas que se dirigem ao polo, estejam eles vindo do Centro de São Gonçalo ou de Niterói.


A Subsecretaria de Trabalho ficará encarregada de otimizar a conexão dos profissionais com os empregadores, conforme a necessidade das empresas sediadas no município, assim que os novos profissionais forem se formando.


Presentes à reunião o secretário de Educação, Maurício Nascimento, o secretário de Transportes, Fábio Lemos, o secretário chefe de Gabinete, Eugênio Abreu, o subsecretário de Trabalho, Wagner Ventura e o vereador Nelsinho Ruas, que intermediaram a aproximação com o instituto, Além dos representantes do IFRJ: Samuel Lopes, Gleyce Figueiredo, Rafael Lobosco e Paulo Chagas.

300x250px.gif
728x90px.gif