top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Prefeitura forma a primeira turma de voluntárias do Nudec Mulher

Mulheres reunidas em prol de uma mesma causa: ajudar outras mulheres. O auditório do Caminho Niemeyer ficou lotado de voluntárias que participaram do primeiro encontro de capacitação do novo núcleo de Defesa Civil, o Núcleo de Defesa Civil Mulher - Nudec Mulher - , uma parceria da Defesa Civil com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, a Codim.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

O objetivo é unir esforços para capacitar mulheres para atuarem diretamente nos territórios e se tornarem multiplicadoras dos temas de enfrentamento à violência contra as mulheres, dos direitos sexuais e reprodutivos e das políticas públicas para as mulheres de Niterói.


Serão três dias de encontros (19/8, 26/8 e 2/9) realizados aos sábados para facilitar a presença das voluntárias. Entre os temas abordados estão a construção da desigualdade de gênero, o enfrentamento à violência contra as mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.


A coordenadora da Codim, Thamyris Elpídio, conta que a ideia é que as voluntárias possam multiplicar as informações de enfrentamento à violência para suas famílias, comunidades e círculos sociais.


"Nossa missão é alcançar cada vez mais mulheres, nas comunidades e em todos os territórios de Niterói. Sabemos que a Defesa Civil é muito respeitada e benquista pela população, que os considera como ‘os amigos da vida’. Nós, como Codim, também somos as amigas da vida das mulheres, e queremos que seja uma vida livre de violências e plena em seus direitos. Expandir e reforçar essa relação já construída anteriormente foi essencial para que mais informações chegassem às mulheres. Nosso objetivo é assegurar que o Auxílio Social para mulheres em situação de violência doméstica e as informações dos nossos serviços, que tem o potencial de libertar e salvar a vida das mulheres das relações de violência sejam conhecidas por todas. Portanto, essa parceria que culminou na criação do Nudec Mulher e já com a formação de diversas voluntarias e lideranças comunitárias fará com que mais mulheres saibam que podem contar com a Codim e com a cidade de Niterói, pois temos portas de saída para uma realidade mais justa e igualitária", detalha Thamyris


Segundo dados da Defesa Civil de Niterói, cerca de 1.500 voluntários são mulheres e elas correspondem a 56% do total de capacitados dos Nudecs. O secretário de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Walace Medeiros, destaca a importância da parceria com a Codim.


“Já era um desejo nosso ter um trabalho em parceria com a Codim para colaborar, ainda mais, na questão da proteção à mulher. Já trabalhamos com grupos de voluntários desde 2013, temos mais de 2750 pessoas capacitadas e sabemos que esta é uma iniciativa muito bem aceita pela população. Iniciamos, neste sábado, a formação do Núcleo de Defesa Civil Mulher, com o objetivo de propagar as informações recebidas aqui, de defesa e proteção à mulher, para que mais mulheres tenham acesso ao serviço público e consciência dos seus direitos. Queremos ser um canal de capilarização destas informações junto à sociedade. Tenho certeza de que o que estamos realizando aqui irá gerar muitos frutos positivos”, pontuou o secretário.


A vigilante patrimonial Neide Cunha é uma das mais de cem mulheres inscritas na primeira turma de capacitação do Nudec Mulher. Ela conta porque resolveu participar:


“Eu já conheço a Codim e me encanta o trabalho realizado pela coordenadoria. Eu me identifico com a causa de proteção à mulher e no que eu puder ajudar, ficarei muito feliz em contribuir para que estas mulheres possam se defender e se fortalecer”, resume Neide.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page