Prefeitura instala placas: no lugar do ditador, Avenida Rei Pelé
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Prefeitura instala placas: no lugar do ditador, Avenida Rei Pelé


(Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

Moradores da cidade do Rio de Janeiro e turistas que passarem em frente ao Estádio do Maracanã, a partir de agora estarão transitando pela Avenida Rei Pelé. As placas indicativas foram instaladas nesta quarta-feira (4), após a mudança de nome em parte da Avenida Radial Oeste decidida pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.


O trecho que passou a se chamar Avenida Rei Pelé era oficialmente batizado como Avenida Castelo Branco, em alusão ao primeiro presidente da ditadura militar instaurada no Brasil em 1964.


O aplicativo Google Maps inclusive já atualizou o novo nome da avenida.

(Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, tinha uma grande relação com o Maracanã. Além de ter sido palco da partida em que marcou o seu milésimo gol, em 1969, contra o Vasco, o Maracanã também sediou as duas partidas em que o Santos ganhou o bicampeonato mundial interclubes, em 1962, contra o Benfica, e em 1963, contra o Milan.


Oito anos antes, no triunfo do Santos sobre o Fluminense, por 3 a 1, marcou um gol após driblar seis adversários, o que rendeu uma placa de bronze no saguão do Maracanã, dando origem à expressão “gol de placa”, em referência a gols espetaculares.


No dia 18 de julho de 1971, o Maracanã voltou a ser palco de outro momento histórico: a despedida de Pelé da Seleção Brasileira, em um amistoso contra a Iugoslávia, diante de um público de mais de 130 mil pessoas.


Pelé é, até hoje, o único jogador de futebol tricampeão da Copa do Mundo, tendo conquistado os títulos em 1958, 1962 e 1970. Pelo Santos, sagrou-se bicampeão mundial da Taça Libertadores e Mundial Interclubes, em 1962 e 1963; foi seis vezes vencedor do Campeonato Brasileiro e dez vezes do Campeonato Paulista. Na carreira, marcou 1.282 gols em 1.364 partidas. Pelos times do Rio, jogou amistosos com as camisas do Fluminense, Flamengo e Vasco, este último ele declarou ser seu time do coração.


Com a Agência Brasil e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Rio

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page