top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

Presidente do México diz para EUA fazer sua parte no combate às drogas


Presidente do México, Claudia Sheinbaum (Reprodução/Redes sociais)
Presidente do México, Claudia Sheinbaum (Reprodução/Redes sociais)

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, declarou nesta sexta-feira (16) que os EUA devem elaborar políticas públicas com foco social e de saúde para combater os altos índices de consumo de drogas que, segundo ela, existem entre os americanos.


"Eles também têm um papel a desempenhar", disse a chefe de Estado em uma coletiva de imprensa.

"Não se pode presumir que esse problema do narcotráfico possa ser resolvido apenas deste lado da fronteira".


Segundo Sheinbaum, há uma "crise de consumo" de substâncias ilícitas nos EUA, principalmente entre os jovens. Ela reiterou que seu governo está cumprindo sua parte do acordo com a Casa Branca ao enfrentar o crime organizado com maior rigor.


As declarações ocorrem dias depois de a imprensa dos EUA informar que a Administração Trump está fazendo todo o possível para que agentes da CIA "acompanhem" o Exército do México em operações contra laboratórios de fentanil em território mexicano.


Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que 97% do tráfico de drogas para os Estados Unidos por via marítima foi interrompido e que agora serão lançados ataques terrestres para inibir a prática.


As tensões na região seguem escalando, após a intervenção militar que Washington lançou contra a Venezuela, que resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro.


Por outro lado, Trump afirmou diversas vezes que não descarta a possibilidade de as forças norte-americanas realizarem ataques em território mexicano contra cartéis de drogas, algo que poderia prejudicar a relação bilateral.


A presidente mexicana Claudia Sheinbaum afirmou que é improvável que uma ação militar semelhante à realizada por Washington na Venezuela ocorra em território mexicano.


Ela informou que os EUA ofereceram integrantes de agências ou mesmo militares para auxiliar no combate o crime organizado, mas que seu governo recusou.


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page