top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

"Produção local de vacinas é uma das prioridades do G20"

Especial da Agência Sputnik para o TODA PALAVRA


A produção local de vacinas e medicamentos será uma das principais contribuições esperadas para a área da saúde na Cúpula do G20 deste ano, sob a presidência brasileira. A afirmação foi feita pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou na manhã desta terça-feira (29/10) da abertura das últimas reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do G20.

ree
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O evento, que ocorre na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, começou nesta terça e culmina hoje (quinta-feira, 31/10), com uma reunião de ministros da Saúde do G20.


O evento desta terça-feira teve início com a reunião "Combate à desinformação em saúde: desafios e soluções". Em seguida, a ministra concedeu uma coletiva a jornalistas, ao lado de Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), na qual enfatizou a necessidade da produção local de vacinas e medicamentos.


"A principal contribuição esperada no âmbito dessa aliança contra a fome, pobreza e desigualdade é que nós tenhamos uma coalizão dos países para produção local e regional de vacinas e outros medicamentos. Isso será um fato inédito", disse a ministra.


"Temos trabalhado para reduzir a desigualdade entre os países e aumentar esse acesso [a vacinas e medicamentos]. Essa é a principal medida que esperamos que seja aprovada", acrescentou.


Jarbas Barbosa frisou a necessidade de combater a desinformação, enfatizando que "informações falsas matam".


"Pessoas que deixam de se vacinar ou que deixam de vacinar seus filhos porque não confiam nas vacinas, elas incrementam exponencialmente o risco de surtos, inclusive de doenças que já foram eliminadas, como pólio, como sarampo; [elas] aumentam as hospitalizações e mortes por COVID, por influenza", disse Barbosa.


Na tarde de ontem, foram realizadas as reuniões: "Ampliando as respostas ao mpox: um apelo a ação por ciência e inovação"; "Traçando o caminho para cumprir o compromisso da declaração climática do G20"; "Abordando os fatores de desigualdade das pandemias dentro do G20"; e "Transformando o cuidado ao câncer: aproveitando a saúde digital e a inovação para acesso equitativo e eliminação do câncer cervical".

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page